Browsing by Author "Leite, Guilherme Duarte Baltazar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- E os alunos, também podem ajudar? Um estudo de caso sobre a mediação de pares como prática pedagógica para a inclusão de alunos migrantesPublication . Leite, Guilherme Duarte Baltazar; Gaitas, SérgioO crescimento dos fenómenos migratórios acarreta desafios para as sociedades contemporâneas, nomeadamente ao nível da inclusão dos jovens migrantes nos sistemas educativos dos países recetores. A mediação de pares apresenta resultados positivos na promoção da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, não existindo dados quanto à sua eficácia face a alunos migrantes. Esta investigação tem como objetivo explorar as práticas pedagógicas utilizadas para a inclusão de alunos migrantes através da mediação de pares. Para tal, decidiu-se realizar um estudo de caso, no qual foram realizadas observações em sala de aula e noutros contextos educativos, bem como entrevistas aos vários participantes e um sociograma da turma em análise. Para a recolha dos dados foram construídas duas grelhas de observação, 14 guiões de entrevista e um sociograma. Constituíram-se como participantes desta investigação 17 alunos nativos e não nativos de uma turma do 5º ano e os respetivos professores de 6 disciplinas. A partir da análise dos dados recolhidos foi possível construir uma categorização para as práticas de mediação que se podem dividir quanto à sua natureza, em práticas de mediação diretas e indiretas. No âmbito das práticas diretas, verificou-se uma variedade reduzida, sendo as mentorias são as mais comuns. Ainda, foi possível verificar que os professores possuem crenças distintas quanto ao papel das práticas de mediação de pares, diretas e indiretas, na inclusão de todos os alunos. Os resultados desta investigação sugerem que os pares podem ser um recurso para a inclusão de alunos migrantes em ambiente escolar.