Browsing by Author "Joaquim, Teresa Marta Oliveira"
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- Gerir pequenas e médias empresas em função do bem-estar profissional: Um futuro rentável por descobrirPublication . Joaquim, Teresa Marta Oliveira; Leal, Isabel PereiraA actual Dissertação tem como objecto de estudo o Bem-estar Profissional nas Pequenas e Médias Empresas Portuguesas, na perspectiva dos Sujeitos que nelas trabalham. Esta reflexão nasceu da constatação prática (de 19 anos nas empresas onde já trabalhámos, bem como na bibliografia à qual fazemos referência), de que as empresas vivem uma época de desumanização, de indiferença face ao propósito que cada indivíduo pretende alcançar para si-próprio. E da constatação de como esta desumanização leva a objectivos de curto prazo e à procura do lucro imediato esquecendo o Sujeito e as suas especificidades, colocando em segundo plano as preocupações relativas ao Bem-estar Profissional. Na perspectiva Existencialista aqui defendida, pretende-se identificar o que os profissionais das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas consideram ser, para-si, Bem-estar Profissional. Não queremos definir „Bem-estar Profissional‟. Nem criar um conceito. O que pretendemos identificar é como cada sujeito, em contexto empresarial, descreve o que entende ser Bem-estar Profissional. Para tal, colocámos a seguinte pergunta de investigação: “Descreva o que é, para-si, Bem-estar Profissional”. As respostas mostram, nomeadamente, que o Bem-estar Profissional, do ponto de vista do Sujeito, é inseparável de questões como: “ter liberdade no desempenho das tarefas”; “sentir reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”; “sentir que a tarefa individual é importante para o desempenho global da empresa”; “sentir prazer no que se faz”; “sentir que o trabalho não representa uma clivagem com o projecto de vida nem com a família”; e sentir “que se está a contribuir para um mundo melhor”. Consideramos que estes podem ser aspectos importantes para os Gestores que desejem desenvolver empresas humanamente mais responsáveis, onde o Bem-estar Profissional contribua para a sua competitividade e para a sua diferenciação no mercado.