Browsing by Author "Janeiro, Isabel Nunes"
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- Life design counseling: A study on client's operations for meaning constructionPublication . Cardoso, Paulo; Duarte, Maria Eduarda; Gaspar, Rui; Bernardo, Fátima; Janeiro, Isabel Nunes; Santos, GraçaThis study evaluated the adequacy of the micro-theory of client operations to explain meaning construction during Life Design Counseling. Four adolescents were interviewed about their second counseling session. Their recollections were stimulated through the replay of counseling videotapes. The resulting transcribed interviews were qualitatively analyzed. Results confirmed a sequence of client operations evolving from the symbolic representation of experience and reflexive self-examination towards making new realizations and revisioning self. Moreover, clients reported negative and positive session moments evidencing that clients' attention and activity during the session was not restricted to meaning construction operations. Practical implications for life design counseling are derived from the results and discussed.
- O tempo subjectivo como instrumento (des)adaptativo no processo desenvolvimentalPublication . Ortuño, Vícitor E. C.; Paixão, Maria Paula; Janeiro, Isabel NunesA Perspectiva Temporal – PT (Zimbardo & Boyd, 1999) é o processo através do qual as experiências pessoais e sociais dos sujeitos são categorizadas, arquivadas e recuperadas mediante categorias temporais que têm por base as noções subjectivas do passado, o presente e o futuro. Assim, através de uma análise da PT é possível compreender mudanças em diversas variáveis, tenham estas um carácter funcional (auto-estima, investimento escolar, comportamentos pró-activos e de empreendedorismo) ou disfuncional (consumo de drogas, comportamentos de risco, depressão) no processo desenvolvimental dos sujeitos. São apresentados dois estudos, de forma a validar esta tese. No primeiro é explorada a relação entre a PT e o desempenho académico, os resultados sugerem que os sujeitos com uma forte visão Fatalista do Presente assim como aqueles com baixa orientação para o Futuro, apresentam piores resultados académicos do que aqueles com uma forte orientação pessoal para o Futuro, resultados que são coincidentes com outros estudos prévios (Boniwell & Zimbardo, 2004; Lens & Tsuzuki, 2007). No segundo estudo é analisada a relação da PT com a auto-estima, no qual se verifica uma importante relação entre as dimensões de Passado Negativo, Presente Hedonista e Futuro Negativo com a auto-estima.