Browsing by Author "Guerra, Mariana Mano"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Autorregulação das aprendizagens no tempo de estudo autónomo (TEA) numa turma de 2º anoPublication . Guerra, Mariana Mano; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesEste Relatório de Estágio em Prática de Ensino Supervisionada relata a transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando que é um momento crucial na vida das crianças, das famílias e dos profissionais de educação. Este processo envolve a perda do ambiente conhecido, a adaptação a novas rotinas e a integração num contexto mais formal. A colaboração entre os profissionais, a comunicação eficaz entre as famílias, a preparação adequada das crianças e a criação de estratégias para facilitar a transição são de extrema importância para garantir uma adaptação suave e positiva. A transição proporciona oportunidades únicas para o desenvolvimento das crianças e a continuidade das aprendizagens, preparando-as para os desafios do 1.º CEB. O objetivo deste estudo foi conhecer as estratégias que os profissionais de educação das diversas valências devem adotar para facilitar esta adaptação, identificar as suas dificuldades, e compreender como é que as crianças se sentiam no processo de transição. Utilizando uma metodologia qualitativa, foram feitas observações diretas e entrevistas semiestruturadas com uma educadora, um professor e a crianças. Estas entrevistas focaram práticas de transição, envolvimento familiar e experiência infantil, captando uma visão autêntica e abrangente do processo. Os resultados deste estudo destacam que uma abordagem integrada e colaborativa é essencial para facilitar a transição do Pré-Escolar para o 1º CEB. A comunicação entre ciclos, o apoio emocional e pedagógico dos educadores e a participação ativa das famílias são estratégias eficazes para preparar as crianças emocionalmente e suavizar sua adaptação à nova etapa.
- Autorregulação das aprendizagens no Tempo de Estudo Autónomo (TEA) numa turma de 2º anoPublication . Guerra, Mariana Mano; Alves Martins, MargaridaO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio decorreu numa turma do 2.º ano de escolaridade de uma escola pública, composta por 21 alunos, cuja professora titular seguia o Modelo do Movimento da Escola Moderna. O principal objetivo deste estudo foi investigar o papel do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Tempo de Estudo Autónomo (TEA) na promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa, tendo por base a observação naturalista e sistemática, entrevistas semiestruturadas e a análise de grelhas de observação. As questões de investigação centraram-se na importância do TEA e do PIT na autorregulação, nas estratégias de melhoria do TEA e nas perceções dos alunos sobre o processo. Os resultados indicam que tanto o TEA como o PIT desempenham um papel crucial no desenvolvimento da autonomia dos alunos, promovendo a sua capacidade de planear, monitorizar e avaliar as suas aprendizagens. Verificou-se que os alunos demonstram perceções positivas em relação ao TEA e PIT, reconhecendo-os como ferramentas importantes para a organização e autogestão do seu trabalho. Conclui-se que a implementação de critérios claros de avaliação e a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem potenciam a sua autorregulação.