Browsing by Author "Gomes, Hugo Pedro Leonardo"
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- Treino de visualização mental em guarda-redes de futebol: Avaliação do impacto de um programa de intervenção sobre o rendimento desportivo e sobre as competências de autoconfiança e de concentraçãoPublication . Gomes, Hugo Pedro Leonardo; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO presente estudo tem como objectivo principal avaliar o impacto da implementação de um programa de intervenção de visualização mental sobre o rendimento desportivo de guardaredes de Futebol na situação específica de uma grande-penalidade em situação de treino. É também objectivo avaliar a capacidade de visualização mental dos atletas, bem como os efeitos nas competências de auto-confiança e de concentração no desempenho da tarefa. Pretende-se ainda inferir sobre o possível efeito mediador nas capacidades fisicas de agilidade e de flexibilidade. Para tal, desenvolveu-se uma investigação quase-experimental seguindo o paradigma de intervenção clássica de pré-teste → fase de intervenção → pós-teste, com um grupo experimental e um grupo de controlo. Assim, com a investigação dirigida, pretende-se potenciar o desempenho desportivo e, consequentemente, é expectável que as competências psicológicas e fisicas registem progressos estatísticamente significativos. Cooperaram 3 clubes desportivos da grande Lisboa e participaram, na totalidade da investigação, 8 atletas. Nas fases de pré-teste e pós-teste a operacionalização da variável independente (programa de visualização mental) com as variáveis dependentes “desempenho desportivo”, “concentração”, “agilidade” e “flexibilidade” efectuou-se ao longo de 3 sessões nas quais se realizaram, em cada uma, 10 grandes-penalidades por cada atleta. Em cada grande-penalidade foram registados os desempenhos dos atletas em cada um dos parâmetros referidos em termos de hetero-avaliação (investigador) e auto-avaliação (atletas). Avaliaram-se ainda as competências da auto-confiança e concentração através do “Inventário de Competência Psicológicas para Desportistas”. A capacidade de visualização mental foi avaliada na fase de intervenção através do “Questionário de Visualização Mental” e de um “Guião de Auto- Avaliação” aplicado no final de cada sessão (4 sessões). Relativamente ao impacto do programa de intervenção, os maiores ganhos foram observados ao nível da competência de concentração no desempenho na tarefa, revelando os resultados a existência de diferenças estatísticamente significativas ao nível inter-grupal em ambos os tipos de avaliações realizadas. Quanto à capacidade de visualização mental dos atletas submetidos ao tratamento experimental, os resultados revelaram a existência de progressos estatísticamente significativos unicamente ao nível da controlabilidade sobre as imagens mentais potenciadas no decorrer dos vários exercicios realizados durante a fase de intervenção. Ao nível das restantes variáveis em estudo os resultados revelaram a inexistência de diferenças estatísticamente significativas entre quem possui e quem não possui um programa de visualização mental. Assim, na generalidade os dados estatísticos obtidos não validam as hipóteses colocadas inicialmente sobre os progressos possíveis de se obter com a implementação de um programa de treino de visualização mental em guarda-redes de Futebol na situação especifica de uma grande-penalidade.