Browsing by Author "Florindo, Daniela Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Associações entre as práticas parentais, os problemas emocionais, de conduta e o comportamento pró- social em crianças do 1º CicloPublication . Florindo, Daniela Martins; Veríssimo, ManuelaAs práticas parentais, definidas como os comportamentos específicos através dos quais os pais desempenham os seus deveres parentais, é a construção parental que tem sido teorizada para ter o impacto mais imediato na saúde mental das crianças. Existem provas substanciais que ligam a parentalidade e os fatores de risco familiar ao desenvolvimento de graves problemas nas crianças. Estes incluem a falta de uma relação calorosa e positiva com os pais; apego inseguro; práticas disciplinares duras, inflexíveis, rígidas ou inconsistentes e supervisão inadequada. Estes fatores aumentam o risco de as crianças desenvolverem grandes problemas comportamentais e emocionais, incluindo problemas de conduta, comportamento antissocial e desenvolvimento de comportamentos desviantes. Em oposição se uma família manifesta processos familiares positivos, nomeadamente relações familiares coesas, comunicações e interações positivas, e apoio mútuo entre os membros, as crianças podem apresentar resultados positivos de desenvolvimento bem como de comportamento pró-social. O estudo tem como objetivos analisar possíveis associações significativas entre a Restritividade, Afetuosidade, Problemas Emocionais, Problemas de Conduta e, Comportamento Pró-social e verificar possíveis diferenças significativas ao nível das diferentes variáveis em estudo entre o género masculino vs. feminino. A amostra foi constituída por 162 mães de crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Os instrumentos utilizados foram o Child-Rearing Practices Report (CRPR) e o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados revelaram associações significativas entre as variáveis: Afetuosidade correlacionada negativamente com os Problemas de Conduta; Restritividade associada positivamente com os Problemas Emocionais e de Conduta das Crianças; os Problemas de Conduta e os Problemas Emocionais associados positivamente e por fim uma associação negativa entre os Problemas de Conduta e o Comportamento Pró-social. Relativamente ao segundo objetivo verificaram-se diferenças significativas entre a Afetuosidade e o género feminino e as raparigas apresentam maiores resultados de comportamentos pró-sociais.