Browsing by Author "Fernandes, Ricardo Nuno"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O emprego para a vida acabou…e agora? A relação da resiliência e da perceção da empregabilidadePublication . Fernandes, Ricardo Nuno; Cesário, Francisco José SantosA situação sócio-económica que vivemos, é cada vez mais aflitiva. As taxas de desemprego não param de aumentar, sendo certo que o emprego para a vida acabou. A procura de empregabilidade por parte dos trabalhadores tem vindo assumir-se como uma alternativa à segurança de emprego. Esta investigação pretende estudar a Resiliência e a sua relação com a empregabilidade percepcionada. Os nossos resultados através de uma amostra de 252 pessoas, demonstram que a resiliência é preditora da perceção de empregabilidade e em particular com o valor percepcionado pelo trabalhador para a organização onde desenvolve actividade (empregabilidade interna). Quanto à relação da Resiliência com o valor percepcionado pelo trabalhador no mercado de trabalho em geral (empregabilidade externa) não foi encontrada associação significativa.
- A percepção dos alunos face ao seu envolvimento face a comportamentos de bullying, e o seu autoconceito e auto-estimaPublication . Fernandes, Ricardo Nuno; Morgado, JoséÉ uma preocupação constante os problemas da violência nas escolas, sendo difundidas pelos mais diversos meios de comunicação. O fenómeno do bullying e sua complexidade é cada vez mais relevante nas investigações e prática educativa pelos problemas que acarreta aos alunos a nível académico e social. A investigação tem vindo a dar enfâse à relação deste fenómeno com o autoconceito e autoestima, segundo os quais determinantes para a prevenção/intervenção do fenómeno. Este estudo teve uma amostra de 99 participantes do 6°, 7º e 8º ano de escolaridade de duas escolas do distrito de Lisboa, que responderam a dois questionários: Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar e Escala do Autoconceito para Adolescentes. Deste modo, tivemos por objectivo verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas dos vários domínios do autoconceito e da autoestima global relativamente aos diferentes intervenientes de bullying. Concluímos diferenças estatisticamente significativas nas dimensões de aceitação social (entre agressores M= 3.45 e vítimas M = 2,76) amizades íntimas (entre não envolvidos M = 3,31 e vítimas M = 2,59) e atração romântica (entre agressores M = 3,00 e vítima M = 2,15). ------ ABSTRACT ------- Violence in schools is constant issue of concern and is becoming a social media phenomenon. Research on bullying and its complexity is crucial due to the social and academic problems associated and the students affected by it. Research on this issue gives emphasis on self-concept and self-esteem, both of these are considered key to prevention/intervention regarding bullying. The present study was carried with a sample of 99 participants from the 6th, 7th and 8th grade; all participants are from the Lisbon District and have answered to two polls: Poll on Social Exclusion and Violence in School and the Pool on Self-Concept for Teens. I intend to verify if there signifícant statistical differences regarding the diffcrent areas of self-concept, and global selfe-esteem regarding those affected by bullying. I conclude that there are signifícant statistical differences regarding social acceptance (between aggressors M = 3,45 and victims M = 2,67), intimate friendship (between non-participants M = 3,31 and victims M = 2,59) and romantic attraction (between aggressors M = 3,00 and victims M = 2,15).