Browsing by Author "Cruz, Isabel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Parentalidade positiva e empreendedoraPublication . Cruz, Isabel; Pocinho, Margarida; Fernandes, Otília MonteiroDesde de muito cedo que os bebés apresentam um bom reportório de interação com o mundo que as rodeia manifestam competências inatas, para comunicar recorrendo as expressões faciais, ao choro, aos sons, aos sorrisos para interagir. Durante o seu desenvolvimento, diversas transformações ocorrem em diferentes domínios. Segundo Cruz (2005), a parentalidade, ao construir-se como uma das etapas mais marcantes e significativas do ciclo vital da família, está em constante desenvolvimento e crescimento, de acordo com a idade dos filhos. A presente comunicação refere-se a uma investigação sobre estes dois pilares, as competências parentais e o conhecimento das emoções em crianças do préescolar. A amostra inclui 448 pais ou figuras substitutas que responderam aos seguintes instrumentos: Escala de Avaliação das Competências Parentais para a Idade Pré-Escolar (EACP) (Cruz & Pocinho, 2011) e o Teste de Conhecimento das Emoções para Crianças em Idade Pré-escolar (adaptação portuguesa de Affect Knowledge test Denhan, 1986), sendo este último aplicado às crianças. A EACP tem como objetivo avaliar as cinco fatores ligados às competências parentais: 1) Cuidados parentais e informação, 2) estimulação parental, 3) atitudes negativas, 4) participação activa positiva e 5) expectativas futuras. O teste de conhecimento das emoções tem como objectivo avaliar o nível do desenvolvimento emocional, possível de ser medido através de um dos componentes da competência emocional e do conhecimento das emoções. Os dados mostram que as variáveis em estudo se relacionam entre si, existindo correlações significativas entre os factores da EACP e os resultados do teste do conhecimento das emoções. Em conclusão, adequadas