Browsing by Author "Conde, Ana"
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- Percepção da experiência de parto: Continuidade e mudança ao longo do pós-partoPublication . Conde, Ana; Figueiredo, Bárbara; Costa, Raquel João MagroO parto é, geralmente, uma experiência difícil; o modo como a experiência é recordada ao longo do pós-parto pode interferir no estado de humor e disposição da mulher para engravidar de novo. Objectivos: O objectivo deste estudo é explorar a continuidade e a mudança na percepção da experiência de parto ao longo dos primeiros seis meses do puerpério, em relação com o tipo de parto. Método: Uma amostra de 306 mulheres, recrutadas na Maternidade de Júlio Dinis (Porto), preencheu o “Questionário de Experiência e Satisfação com o Parto” (QESP, Costa, Figueiredo, Pacheco, & Pais, 2004) nas primeiras 48 horas e ao 3º e 6º mês do pós-parto. Resultados: Os resultados revelam mudanças no sentido de uma percepção mais positiva da experiência de parto entre o pós-parto imediato e o 6º mês do puerpério, pautada pela progressiva recordação da vivência de: mais emoções positivas, menos emoções negativas e menor preocupação durante o parto. A ocorrência destas mudanças positivas associa-se ao tipo de parto, sendo particularmente visível nos partos eutócitos com analgesia epidural e cesariana com anestesia geral. Conclusão: A construção de uma percepção mais positiva da experiência de parto pode ser uma tarefa desenvolvimental relevante do puerpério e parece ser mais consistente nos partos eutócitos com analgesia epidural e cesariana com anestesia geral. ------ ABSTRACT ------ The delivery is an experience perceived as difficult by most mothers; the way mothers remember this experience during the early postpartum months can interfere in their mood and predisposition to get pregnant again. Aims: The main aim of this study is to explore continuities and changes in the perception of the childbirth experience throughout the first six postpartum months, and relating them to the type of delivery. Method: A sample of 306 pregnant women, recruited at the Júlio Dinis Maternity Hospital (Oporto, Portugal), filled in the “Childbirth Experience and Satisfaction Questionnaire” (QESP, Costa, Figueiredo, Pacheco, & Pais, 2004) in the first 48 hours after delivery, 3rd and 6th postpartum months. Results: Results showed changes in the perception of childbirth experience in a positive way between 48 hours after delivery and the 6th postpartum month. At this moment, women perceived their childbirth experience with more positive emotions, less negative emotions and fewer worries during delivery. The occurrence of these positive changes is associated to the type of delivery, being especially clear in normal deliveries with epidural analgesia and in cesarean with general anaesthetic. Conclusions: The construction of a more positive perception of childbirth experience can be a relevant postpartum developmental task, more consistent in normal deliveries with epidural analgesia and in caesarean with general anaesthetic.
- Preocupações de mães e pais, na gravidez, parto e pós-partoPublication . Conde, Ana; Figueiredo, BárbaraEste artigo apresenta uma investigação desenvolvida com o objectivo de estudar as preocupações dos pais com determinados acontecimentos adversos de vida, no período de transição para a parentalidade, em particular, a ocorrência de diferenças de género na presença, intensidade e variação das preocupações parentais ao longo do período em estudo. Para esse efeito o Questionário de Preocupações com Acontecimentos de Vida (QPAV) foi administrado a uma amostra de mulheres e homens (N=250) nos 1.º, 2.º e 3.º trimestres de gravidez, 15 dias e 3 meses após o parto. Os resultados mostram que tanto as mães como os pais apresentam um mesmo perfil de preocupações e que as áreas económico-financeira (rendimento familiar) e da actual gravidez dominam as preocupações parentais. Quer nas mulheres quer nos homens, as preocupações exibem igual estabilidade ao longo do tempo, à excepção das relativas a situações adversas no contexto familiar e interpessoal e à actual gravidez que sofrem um decréscimo ao longo da gravidez e puerpério. As diferentes preocupações que mães e pais exibem durante o período de transição para a parentalidade podem assumir um impacto diferencial no aumento da sintomatologia ansiosa característica deste período. Assim, enquanto que a manutenção das preocupações económico- sociais, ao longo do tempo, poderá estar a contribuir para uma forma de stress crónico, as preocupações relativas a aspectos familiares e interpessoais e à actual gravidez, em particular respeitantes à saúde e bem-estar do bebé, são mais pontuais, parecendo estar mais relacionadas com as tarefas desenvolvimentais que marcam esta fase. Por isso mesmo, tendem a diminuir à medida que as mães e os pais se vão adaptando ao novo papel parental. Acreditamos que intervenção dos técnicos e investigadores na área da saúde reprodutiva, com vista à promoção do ajustamento dos pais nesta fase exigente das suas vidas, sairá favorecida com a compreensão das vicissitudes que caracterizam a vivência psicológica da transição para a parentalidade. Tal intervenção deverá envolver todos os elementos do processo em causa e focalizar- se nas maiores áreas de preocupação parental. Deste modo, garantir-se-á uma prestação de cuidados adequados aos pais e a diminuição da morbilidade associada a este período de vida.
- The impact of lifelong training in adults self-esteem and quality of life: The rvcc process and the aet course.Publication . Santos, Filipa; Conde, AnaThe current increasing interest and visibility regarding adult education and the importance of preparing for change led us to conduct a cross-sectional study with two groups of adults, with the aim of assessing to what extent the participation in a range of instruction offers promoted by a New Opportunities Center, such as the Recognition, Validation and Certification of Competences (RVCC process) and the Adult Education and Training (AET course), would have a significant impact on quality of life and self-esteem of their students. In addition, we tried to identify the effect of occupational status at this level. We used a convenience sample which consisted of 95 individuals of both sexes and whose ages varied from 21 to 69 years. The instruments which were used included a socio-demographic questionnaire, the Self-Esteem Scale validated for the Portuguese population and the Portuguese version of the Quality of Life Scale - short version - WHOQOL – Bref. The results showed that there are significant differences between adults that finalized the RVCC process and those who haven’t finished it, in terms of quality of life environmental domain, which is higher in the last group. Moreover, we found that while among employed adults, those who have completed the AET Course have an overall higher quality of life than those who did not finish among unemployed adults the opposite was observed. A better understanding about these adult education devices and their influence in psychological dimensions should be deeply understood and emphasized.