Browsing by Author "Amaro, Olga"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Integração : Uma realidade : Que problemas?Publication . Andrade, Maria da Graça; Tinto, Maria Helena Rio; Amaro, Olga; Martins, Rosário; Gonzalez, CarmenOs autores abordam os problemas de integração da criança com deficiência no ensino regular, salientando a importância do apoio individualizado, adaptação curricular e metologia de avaliação e da sensibilização dos professores e da Escola A problemática de deficiência com base no desenvolvimento óptimo das capacidades de cada criança. Será que a nossa Escola está preocupada e tem meios eficazes para atingir estes objectivos? Uma Escola sem barreiras arquitectónicas e sobretudo sem barreiras sociais e humanas onde a criança com deficiência se possa sentir feliz com autoconfiança e auto-estima, não é uma situação fácil no nos - so país e exige uma verdadeira mudança de atitudes. São abordados alguns problemas de integração em vários países da Europa com dados históricos da sua evolução e resultados, sendo referidas várias modalidades de integração. Os autores expõem a sua experiência neste campo abordando a modalidade de integração progressiva utilizada com um grupo de crianças do Centro através de um trabalho conjunto com a Escola da comunidade local. O objectivo deste trabalho foi a criação de ocasiões propícias a um intercâmbio de experiências pedagógicas entre a Escola regular e a Escola do nosso Centro através de actividades conjuntas criando oportunidades educativas ligadas ao ecosistema cultural, desenvolvendo acções de sensibilização dos pais, professores, alunos e autoridades locais A problemática da criança com deficiência. Os autores consideram de grande importância a colaboração estreita entre os Serviços de Saúde e de Educação com um diagnóstico, avaliação e intervenção precoces através de equipas multidisciplinares incluindo sempre os Pais nas decisões.
- Integração: Uma realidade que problemas?Publication . Andrada, Maria da Graça; Rio Tinto, Maria Helena; Amaro, Olga; Martins, RosárioOs autores abordam os problemas de integração da criança com deficiência no ensino regular, salientando a importância do apoio individualizado, adaptação curricular e metologia de avaliação e da sensibilização dos professores e da Escola A problemática de deficiência com base no desenvolvimento óptimo das capacidades de cada criança. Será que a nossa Escola está preocupada e tem meios eficazes para atingir estes objectivos? Uma Escola sem barreiras arquitectónicas e sobretudo sem barreiras sociais e humanas onde a criança com deficiência se possa sentir feliz com autoconfiança e auto-estima, não é uma situação fácil no nos - so país e exige uma verdadeira mudança de atitudes. São abordados alguns problemas de integração em vários países da Europa com dados históricos da sua evolução e resultados, sendo referidas várias modalidades de integração. Os autores expõem a sua experiência neste campo abordando a modalidade de integração progressiva utilizada com um grupo de crianças do Centro através de um trabalho conjunto com a Escola da comunidade local. 3 73 O objectivo deste trabalho foi a criação de ocasiões propícias a um intercâmbio de experiências pedagógicas entre a Escola regular e a Escola do nosso Centro através de actividades conjuntas criando oportunidades educativas ligadas ao ecosistema cultural, desenvolvendo acções de sensibilização dos pais, professores, alunos e autoridades locais A problemática da criança com deficiência. Os autores consideram de grande importância a colaboração estreita entre os Serviços de Saúde e de Educação com um diagnóstico, avaliação e intervenção precoces através de equipas multidisciplinares incluindo sempre os Pais nas decisões.