EDUPRE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Author "Araújo, Sandra Isabel Matias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Qual o contributo de estratégias de diferenciação pedagógica para o envolvimento das crianças nas atividades proposta em sala de aula de 1º CEBPublication . Araújo, Sandra Isabel Matias; Gomes, Elisabete XavierEste relatório tem como finalidade reflectir sobre/analisar o contributo de estratégias de diferenciação pedagógica para o envolvimento de crianças com diferentes níveis de aprendizagem / desempenho (NEE) e em diferentes níveis de escolaridade nas atividades propostas em sala de aula. O presente relatório foi realizado numa turma com dois anos de escolaridade (1.º e 2.º ano) envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 7 e 9 anos de idade. A finalidade deste estudo consiste em compreender como pode ser feita a diferenciação pedagógica em 1.ºCEB, a partir da análise de estratégias utilizadas em contexto para responder às diversidades de cada aluno incluindo-os no ensino-aprendizagem, ao longo da Prática Supervisionada em 1ºCEB. A metodologia que me permitiu responder a esta problemática foi de caráter qualitativo sendo o principal instrumento de recolha de dados a observação directa participante e não participante. Para responder à problemática em causa, analisam-se autores de referência na área, o que permite entender melhor os conceitos chave. As estratégias de diferenciação pedagógica implementadas na sala foram diversas, tendo utilizado fichas diferenciadas / adaptadas quanto ao nível de aprendizagem/ desempenho e o scaffolding, ou seja, uma tutoria dos alunos do 2.ºano de escolaridade para com os alunos do 1.ºano. As estratégias utilizadas mostraram-se vantajosas para o envolvimento do grupo, o que também possibilitou um ambiente de sala inclusivo.