PCLI - Dissertações de Mestrado
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Browsing PCLI - Dissertações de Mestrado by Author "Abreu, Sónia Alexandra Rodrigues"
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- Funcionamento familiar e a separação psicológica dos pais associados à ideação suicidaPublication . Abreu, Sónia Alexandra Rodrigues; Pereira, Maria GouveiaEste trabalho teve como objectivo averiguar se o funcionamento familiar e o grau de autonomia estavam associados à ideação suicida. Através do estudo transversal e da metodologia comparativa tentou-se averiguar como estes três fenómenos interagem e em que medida se encontram interligados, mais especificamente, qual o impacto que o funcionamento familiar e a separação psicológica dos pais têm nos adolescentes e qual a sua influência relativamente aos níveis de ideação suicida. Esta investigação contou com a participação de 289 adolescentes que frequentavam o ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos, aos quais se aplicaram os seguintes instrumentos: o Questionário de Ideação Suicida (Q.I.S.) (Ferreira, & Castela, 1993/94), uma versão portuguesa da Escala de Avaliação da Adaptabilidade e da Coesão Familiar (Olson, Portner, & Lavee, 1985) e uma versão portuguesa do Inventário de Separação Psicológica (Almeida, Dias, & Fontaine, 1996). Os resultados mostram que as famílias Desagregadas e as famílias Rígidas, ao não atingirem o equilíbrio adequado nesta etapa de desenvolvimento, criam grandes dificuldades aos seus adolescentes na resolução de separação psicológica, permitindo-lhes apenas alcançar uma pseudo-autonomia, o que parece provocar níveis de ideação mais elevados. Em contrapartida, as famílias Aglutinadas e as famílias Caóticas parecem atingir o equilíbrio desejável, o que faz com que os seus adolescentes tenham menos dificuldades no processo de separação, alcancem uma verdadeira autonomia e apresentem níveis mais baixos de ideação suicida. Em suma, os níveis mais altos de ideação suicida parecem expressar um duplo fracasso, ao nível familiar e individual, na medida em que um tipo de funcionamento familiar específico e dificuldades no processo adolescente parecem levar ao surgimento destes pensamentos de forma mais acentuada.