PDES - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PDES - Dissertações de Mestrado by Author "Azevedo, Jussane Martha de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade da amizade na era digital: Associações entre a qualidade da amizade e os comportamentos online na adolescênciaPublication . Azevedo, Jussane Martha de; Fernandes, Marília Solange OrnelasAs relações de amizade na adolescência contribuem na contrução da identidade, autorregulação e raciocinio moral (Hartup,1993; Piaget, 1970; Rubin et al., 2010). A amizade é definida como uma relação de afeto voluntária onde há reciprocidade e compreensão mútua (Leibowitz, 2018; Parker et al, 2006; Youniss & Smollar, 1987 ). Envolve aspectos positivos (E.g.: validação, intimidade, apoio) (Rubin et al, 2008; Selman, 1980) e aspectos negativos (E.g.: conflitos e desentendimentos) (Hartup, 1993). Além dos contextos tradicionais, atualmente os adolescentes relacionam-se virtualmente (e.g. chats de mensagens, mídias sociais e jogos), favorecendo intimidade, suporte e gestão de conflitos. Durante o confinamento causado pela COVID-19 o uso das tecnologias para manutenção da amizade foi fator protetor na saude mental de jovens (Anasuyari et al, 2023; James et al, 2023). O impacto negativo das tecnologias é estudado há décadas (Greenfield, 1999; Griffiths, 2000; Morahan-Martin & Schumache, 2000; Young, 1998). Porém, o uso da internet favorece a aquisição e manutenção da amizade (Colasante et al., 2022; Davis, 2012; Kaye & Quinn, 2020; Valkenburg & Peter, 2007). As experiências online são intrinsecamente entrelaçadas na complexidade de fatores biológicos e ambientais (Hollenstein & Colasante, 2020). Há uma fusão dos espaços online e offline, uma realidade híbrida (Kelly, 2019). O presente estudo teve como objetivo examinar as associações existentes entre comportamento online e a qualidade da amizade numa amostra (n=311) de jovens (10 a 15 anos) estudantes do 5º ao 9º ano de uma Escola Pública de Cascais. Os resultados mostraram que os jovens tiveram boa qualidade global da amizade. Utilizam a internet para aquisição de informações, conhecer pessoas, aprendizados e aprofundamento. Além da manutenção das amizades já existentes.