PEDU - Actas de reuniões cientificas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PEDU - Actas de reuniões cientificas by Author "Alexandre, Ana Carla Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação tutorial: contributos as práticas curricularesPublication . Santos, Silvana Cavalcanti dos; Barbosa, Valquiria F. Bezerra; Alexandre, Ana Carla SilvaA educação tutorial caracteriza-se como uma metodologia de ensina com sérios compromissos, epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. A tutoria configura-se no acompanhamento e orientação, sistemático de grupos de alunos, por pessoa experiente nas áreas de formação dos acadêmicos. Nesse sentindo, pretendese relatar a experiência da disciplina do programa tutorial I do curso de enfermagem do Instituto Federal de Educação Ciências, e Tecnologia de Pernambuco. Trata-se de um relato de experiência da vivência do docente. A disciplina do Tutorial I acontece semestralmente com carga horária de 36 h, com um encontro semanal. Cada grupo tutorial é formado por no máximo dez discentes e tem o suporte de um docente. Essa disciplina tem por ementa o processo grupal envolvendo docentes e discentes na discussão das dificuldades de vinculação e adaptação do (a) estudante à universidade e de construção de uma identidade profissional individual e coletiva. A disciplina possibilita construção da identidade de grupo, permitir apoio para uma boa adaptação dos estudantes aos estudos universitários, momento esse de muitas mudanças para a vida acadêmica do graduando. Cada grupo tutorial tem liberdade para identificar qual grupo/temática lhe desperta o interesse. Todos os membros precisam esta comprometida para o diálogo do grupo. A prática do tutorial fortalece a capacidade de trabalho em grupo, a compreensão de características e dinâmica individuais. A educação Tutorial consiste em um espaço de construção de conhecimento, que extrapolam o aprendizado individual e produz modo próprio e coletivo de pensar.