Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
80.77 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A educação tutorial caracteriza-se como uma metodologia de ensina com
sérios compromissos, epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. A tutoria
configura-se no acompanhamento e orientação, sistemático de grupos de alunos, por
pessoa experiente nas áreas de formação dos acadêmicos. Nesse sentindo, pretendese
relatar a experiência da disciplina do programa tutorial I do curso de enfermagem
do Instituto Federal de Educação Ciências, e Tecnologia de Pernambuco. Trata-se de
um relato de experiência da vivência do docente. A disciplina do Tutorial I acontece
semestralmente com carga horária de 36 h, com um encontro semanal. Cada grupo
tutorial é formado por no máximo dez discentes e tem o suporte de um docente. Essa
disciplina tem por ementa o processo grupal envolvendo docentes e discentes na
discussão das dificuldades de vinculação e adaptação do (a) estudante à universidade
e de construção de uma identidade profissional individual e coletiva. A disciplina
possibilita construção da identidade de grupo, permitir apoio para uma boa
adaptação dos estudantes aos estudos universitários, momento esse de muitas
mudanças para a vida acadêmica do graduando. Cada grupo tutorial tem liberdade
para identificar qual grupo/temática lhe desperta o interesse. Todos os membros
precisam esta comprometida para o diálogo do grupo. A prática do tutorial fortalece
a capacidade de trabalho em grupo, a compreensão de características e dinâmica
individuais. A educação Tutorial consiste em um espaço de construção de
conhecimento, que extrapolam o aprendizado individual e produz modo próprio e
coletivo de pensar.
Description
Keywords
Educação em enfermagem Educação superior Ensino
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (155-162). Lisboa:.
Publisher
Edições ISPA