EDUPRE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by advisor "Ana Teresa, Brito"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A inclusão em educação de infânciaPublication . Santo, Carlota Catalão Espírito; Ana Teresa, BritoEste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua temática incide sobre a Inclusão em Educação de Infância onde, tendo por referência a instituição em que realizei o estágio em Jardim de Infância, se procurou compreender como as diversas educadoras trabalham a inclusão. O estudo foi orientado de forma a procurar encontrar respostas a questões como a importância da Inclusão na Educação de Infância, de que forma os valores do Projeto Educativo desta instituição são potenciadores de uma prática de Inclusão, o papel da equipa educativa e da família nesta Prática Inclusiva e as estratégias que utilizam para a concretizarem. Foram mobilizados um conjunto de autores, cujas obras identificam a problemática e contextualização deste tema. O estudo é qualitativo, tendo por base um inquérito por questionário realizado a um conjunto de educadoras da instituição, sobre diversos aspetos do dia a dia da sua prática e como cada um desses aspetos potenciam, ou não, a Inclusão das crianças. As participantes são 10 educadoras da instituição que asseguram a sua prática educativa a 200 crianças de um total de 260 crianças inscritas neste ano letivo nesta instituição. A análise qualitativa permitiu perspetivar dados significativos, através das respostas dadas ao inquérito realizado. Salienta-se ainda a contribuição do trabalho ao longo do estágio para apoiar a inclusão. Os resultados revelam que a Inclusão, é um caminho que se faz no dia a dia. O atual enquadramento jurídico que define a Inclusão (Decreto-lei 54 de 2018) é ainda muito recente, é complexo e é muito inovador.