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Advisor(s)
Abstract(s)
Um conjunto de duas dezenas de profissionais portugueses de várias áreas da saúde refletiu em conjunto sobre as questões que levam os jovens a não se interessarem pela vacinação contra o COVID-19 e a forma mais eficaz de se ultrapassarem estas crenças negativas e barreiras à vacinação.
As preocupações destes jovens sobre os efeitos seguros da vacinação, a proteção de familiares e amigos e o regresso às atividades sociais parecem ser fatores motivadores para a ação de vacinação e proteção. Neste sentido, e reunindo o conhecimento sobre as campanhas de marketing em saúde e os conteúdos comunicativos que podem influenciar positivamente esta mobilização para a vacinação, estes profissionais apresentam neste relatório um conjunto de dados científicos, estratégicos e operacionais que podem apontar alguns caminhos.
Este grupo de trabalho avaliou o perfil dos jovens (dados demográficos e psicográficos), as crenças, as necessidades, a perceção do risco e as motivações que podem ser atendidas para que se criem, com a brevidade possível, através dos recursos públicos e das autoridades sanitárias, onde se inclui a Direção-Geral da Saúde (DGS), formas de melhor promover os objetivos inequívocos: vacinar a população jovem em Portugal com a brevidade possível.
Description
Keywords
Comunicação em saúde Vacinação COVID-19 Literacia em saúde Jovens Marketing em Saúde Estratégias Plano de intervenção
Citation
Almeida, C. V., Lopes, C., Gonçalves, B., Nascimento, C.A., Bernardes, C. P., Marques, C., Mendonça, C. S., Santos, D. M., Rocha, E M., Feio, G. C., Sampaio, H. A., Fernandes, I. M., Fonseca, M. M., Simões, P. I. , Taborda, P. F., Silva, R. A., Francisco, R. A., Nogueira, R., & Pires, S. F. (2021). Relatório vacinação estratégias de comunicação e literacia em saúde eficazes para população jovem. Lisboa: ISPA - Instituto universitário