Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
67.15 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes
e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar.
Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma
escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organização
hierárquica do autoconceito e um modelo que subdivide o autoconceito em quatro factores de ordem
superior. Os resultados sugerem, ainda, uma associação entre a dimensão comportamento e diferentes
dimensões de ordem superior, nomeadamente as duas dimensões do autoconceito académico e o autoconceito
social. Os resultados divergem quando tomamos alunos com maior e menor sucesso escolar, justificando
maior atenção na investigação e na intervenção a este aspecto.
;.
;.
Description
Keywords
Autoconceito Adolescentes Estrutura hierárquica Adolescents Hierarchical Structure
Citation
Psicologia: Reflexão e Critica, 24(3), 533-541. Doi: 10.1590/S0102-79722011000300014
Publisher
Springer International Publishing AG