Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
284.74 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Assumindo tensões, conflitos e ambiguidades, uma tendência ideológica
mais progressista advoga a favor de uma autoavaliação de escola assente no
pressuposto de que este processo pode ser um exercício da democracia participativa
e um espaço de confronto de diferentes racionalidades, do qual resultarão as soluções
negociadas sobre aquilo que a escola deverá fazer em prol do seu desenvolvimento
e da sua melhoria, reclamando mais envolvimento e responsabilidade de toda a
comunidade, bem como o compromisso dos diferentes atores e a partilha de valores
e de objetivos comuns, sustentando a prestação de contas em valores essenciais
como a justiça, a transparência, o direito à informação, a participação e a cidadania.
Assim, centrados no processo de autoavaliação da organização escolar, no papel da
equipa de autoavaliação, na forma como se constrói e divulga o dispositivo de
autoavaliação, procuramos desenvolver a nossa pesquisa na expetativa de Conhecer
e descrever as representações dos professores relativamente à equipa de
autoavaliação e ao impacto desta equipa sobre o seu desempenho enquanto docentes.
O trabalho desenvolvido envolveu um estudo quantitativo, com recurso à aplicação
de um questionário. Foi possível concluir que a existência da equipa de
autoavaliação potencia o processo, no sentido em que o torna mais organizado e
sistematizado, sendo que a equipa deve usufruir de condições que facilitem o seu
desempenho, muito embora reconheçam que nem sempre as suas práticas dele
beneficiam.
Description
Keywords
Autoavaliação Equipas de autoavaliação Desempenho docente
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (59-73). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA