Publication
As equipas de autoavaliação e o seu desempenho
dc.contributor.author | Carvalho, Maria João de | |
dc.contributor.author | Folgado, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T14:59:09Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T14:59:09Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Assumindo tensƵes, conflitos e ambiguidades, uma tendĆŖncia ideológica mais progressista advoga a favor de uma autoavaliação de escola assente no pressuposto de que este processo pode ser um exercĆcio da democracia participativa e um espaƧo de confronto de diferentes racionalidades, do qual resultarĆ£o as soluƧƵes negociadas sobre aquilo que a escola deverĆ” fazer em prol do seu desenvolvimento e da sua melhoria, reclamando mais envolvimento e responsabilidade de toda a comunidade, bem como o compromisso dos diferentes atores e a partilha de valores e de objetivos comuns, sustentando a prestação de contas em valores essenciais como a justiƧa, a transparĆŖncia, o direito Ć informação, a participação e a cidadania. Assim, centrados no processo de autoavaliação da organização escolar, no papel da equipa de autoavaliação, na forma como se constrói e divulga o dispositivo de autoavaliação, procuramos desenvolver a nossa pesquisa na expetativa de Conhecer e descrever as representaƧƵes dos professores relativamente Ć equipa de autoavaliação e ao impacto desta equipa sobre o seu desempenho enquanto docentes. O trabalho desenvolvido envolveu um estudo quantitativo, com recurso Ć aplicação de um questionĆ”rio. Foi possĆvel concluir que a existĆŖncia da equipa de autoavaliação potencia o processo, no sentido em que o torna mais organizado e sistematizado, sendo que a equipa deve usufruir de condiƧƵes que facilitem o seu desempenho, muito embora reconheƧam que nem sempre as suas prĆ”ticas dele beneficiam. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (59-73). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7030 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | EdiƧƵes ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autoavaliação | pt_PT |
dc.subject | Equipas de autoavaliação | pt_PT |
dc.subject | Desempenho docente | pt_PT |
dc.title | As equipas de autoavaliação e o seu desempenho | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 73 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 59 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |