Repository logo
 
Publication

As equipas de autoavaliação e o seu desempenho

dc.contributor.authorCarvalho, Maria João de
dc.contributor.authorFolgado, Cristina
dc.date.accessioned2019-05-13T14:59:09Z
dc.date.available2019-05-13T14:59:09Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractAssumindo tensões, conflitos e ambiguidades, uma tendência ideológica mais progressista advoga a favor de uma autoavaliação de escola assente no pressuposto de que este processo pode ser um exercício da democracia participativa e um espaço de confronto de diferentes racionalidades, do qual resultarão as soluções negociadas sobre aquilo que a escola deverÔ fazer em prol do seu desenvolvimento e da sua melhoria, reclamando mais envolvimento e responsabilidade de toda a comunidade, bem como o compromisso dos diferentes atores e a partilha de valores e de objetivos comuns, sustentando a prestação de contas em valores essenciais como a justiça, a transparência, o direito à informação, a participação e a cidadania. Assim, centrados no processo de autoavaliação da organização escolar, no papel da equipa de autoavaliação, na forma como se constrói e divulga o dispositivo de autoavaliação, procuramos desenvolver a nossa pesquisa na expetativa de Conhecer e descrever as representações dos professores relativamente à equipa de autoavaliação e ao impacto desta equipa sobre o seu desempenho enquanto docentes. O trabalho desenvolvido envolveu um estudo quantitativo, com recurso à aplicação de um questionÔrio. Foi possível concluir que a existência da equipa de autoavaliação potencia o processo, no sentido em que o torna mais organizado e sistematizado, sendo que a equipa deve usufruir de condições que facilitem o seu desempenho, muito embora reconheçam que nem sempre as suas prÔticas dele beneficiam.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (59-73). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7030
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdiƧƵes ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.subjectEquipas de autoavaliaçãopt_PT
dc.subjectDesempenho docentept_PT
dc.titleAs equipas de autoavaliação e o seu desempenhopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
oaire.citation.endPage73pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 59-73.pdf
Size:
284.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: