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Advisor(s)
Abstract(s)
Os brinquedos fazem parte do mundo imaginário da criança, da
concretização de sonhos e da realização de brincadeiras promotoras de
desenvolvimento, aprendizagem e criatividade. Por conseguinte, contribuem
para o desenvolvimento dos humanos desde muito cedo e produzem cultura.
Nesta abordagem positiva dos brinquedos da infância é compreensível que as
memórias a eles associadas tenham um significado positivo e façam
desencadear à posteriori lembranças e emoções positivas. Cada brinquedo tem
uma história pessoal repleta de significado, sentimento, afecto, ação e
ludicidade. É pressuposto que o brinquedo enquanto objecto de desejo,
motivação e conhecimento e a brincadeira compreendida como simples acto de
brincar se encontrem ligados a pessoas, valores, crenças, atitudes, escolhas,
recreações e representações sociais que podem ser determinantes para a
organização e estruturação da personalidade. Até que ponto um brinquedo de
eleição e o seu contexto podem influenciar a vida futura de uma criança? A
presente investigação tem como principal objetivo conhecer a importância da
memória e do significado do brinquedo de infância ao longo da vida. Trata-se
de um estudo exploratório, de caracter transversal e qualitativo. Apresenta 17
participantes (9 homens e 8 mulheres), professores das quatro Escolas do
IPBeja, com idade igual ou superior a 36 anos. Foi aplicada uma entrevista
semiestruturada que visava as seguintes dimensões: memória significativa do
brinquedo de infância; história do brinquedo; brincadeiras associadas;
interferência na saúde e bem-estar; influência nas representações sociais e
escolhas pessoais. Os resultados sugerem a influência do brinquedo nos
acontecimentos pessoais ao longo da vida.
Description
Keywords
Brinquedo Memória Significado pessoal
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (203-217). Lisboa: Edições ISPA.