Repository logo
 
Publication

Memória e significado dos brinquedos da infância

dc.contributor.authorFaria, Maria Cristina
dc.contributor.authorRamalho, José Pereirinha
dc.contributor.authorSanto, Adelaide Espírito
dc.date.accessioned2019-04-29T10:30:28Z
dc.date.available2019-04-29T10:30:28Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractOs brinquedos fazem parte do mundo imaginário da criança, da concretização de sonhos e da realização de brincadeiras promotoras de desenvolvimento, aprendizagem e criatividade. Por conseguinte, contribuem para o desenvolvimento dos humanos desde muito cedo e produzem cultura. Nesta abordagem positiva dos brinquedos da infância é compreensível que as memórias a eles associadas tenham um significado positivo e façam desencadear à posteriori lembranças e emoções positivas. Cada brinquedo tem uma história pessoal repleta de significado, sentimento, afecto, ação e ludicidade. É pressuposto que o brinquedo enquanto objecto de desejo, motivação e conhecimento e a brincadeira compreendida como simples acto de brincar se encontrem ligados a pessoas, valores, crenças, atitudes, escolhas, recreações e representações sociais que podem ser determinantes para a organização e estruturação da personalidade. Até que ponto um brinquedo de eleição e o seu contexto podem influenciar a vida futura de uma criança? A presente investigação tem como principal objetivo conhecer a importância da memória e do significado do brinquedo de infância ao longo da vida. Trata-se de um estudo exploratório, de caracter transversal e qualitativo. Apresenta 17 participantes (9 homens e 8 mulheres), professores das quatro Escolas do IPBeja, com idade igual ou superior a 36 anos. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada que visava as seguintes dimensões: memória significativa do brinquedo de infância; história do brinquedo; brincadeiras associadas; interferência na saúde e bem-estar; influência nas representações sociais e escolhas pessoais. Os resultados sugerem a influência do brinquedo nos acontecimentos pessoais ao longo da vida.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (203-217). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7008
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBrinquedopt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectSignificado pessoalpt_PT
dc.titleMemória e significado dos brinquedos da infânciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage217pt_PT
oaire.citation.startPage203pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
person.familyNamePereirinha Ramalho
person.familyNameEspírito Santo
person.givenNameJosé
person.givenNameAdelaide
person.identifier.ciencia-id8714-677A-0F24
person.identifier.orcid0000-0002-6832-1447
person.identifier.orcid0000-0002-7562-6177
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication52aed513-8ebf-46f7-9642-40db41993c42
relation.isAuthorOfPublication81e1d0e9-911f-4d5c-a842-6c20941958ac
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery52aed513-8ebf-46f7-9642-40db41993c42

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 203-217.pdf
Size:
114.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: