dc.contributor.author | Faria, Maria Cristina | |
dc.contributor.author | Ramalho, José Pereirinha | |
dc.contributor.author | Santo, Adelaide Espírito | |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T10:30:28Z | |
dc.date.available | 2019-04-29T10:30:28Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Os brinquedos fazem parte do mundo imaginário da criança, da concretização de sonhos e da realização de brincadeiras promotoras de desenvolvimento, aprendizagem e criatividade. Por conseguinte, contribuem para o desenvolvimento dos humanos desde muito cedo e produzem cultura. Nesta abordagem positiva dos brinquedos da infância é compreensível que as memórias a eles associadas tenham um significado positivo e façam desencadear à posteriori lembranças e emoções positivas. Cada brinquedo tem uma história pessoal repleta de significado, sentimento, afecto, ação e ludicidade. É pressuposto que o brinquedo enquanto objecto de desejo, motivação e conhecimento e a brincadeira compreendida como simples acto de brincar se encontrem ligados a pessoas, valores, crenças, atitudes, escolhas, recreações e representações sociais que podem ser determinantes para a organização e estruturação da personalidade. Até que ponto um brinquedo de eleição e o seu contexto podem influenciar a vida futura de uma criança? A presente investigação tem como principal objetivo conhecer a importância da memória e do significado do brinquedo de infância ao longo da vida. Trata-se de um estudo exploratório, de caracter transversal e qualitativo. Apresenta 17 participantes (9 homens e 8 mulheres), professores das quatro Escolas do IPBeja, com idade igual ou superior a 36 anos. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada que visava as seguintes dimensões: memória significativa do brinquedo de infância; história do brinquedo; brincadeiras associadas; interferência na saúde e bem-estar; influência nas representações sociais e escolhas pessoais. Os resultados sugerem a influência do brinquedo nos acontecimentos pessoais ao longo da vida. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (203-217). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7008 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Brinquedo | pt_PT |
dc.subject | Memória | pt_PT |
dc.subject | Significado pessoal | pt_PT |
dc.title | Memória e significado dos brinquedos da infância | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 217 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 203 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
person.familyName | Pereirinha Ramalho | |
person.familyName | Espírito Santo | |
person.givenName | José | |
person.givenName | Adelaide | |
person.identifier.ciencia-id | 8714-677A-0F24 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6832-1447 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7562-6177 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 52aed513-8ebf-46f7-9642-40db41993c42 | |
relation.isAuthorOfPublication | 81e1d0e9-911f-4d5c-a842-6c20941958ac | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 52aed513-8ebf-46f7-9642-40db41993c42 |