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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação teve como objetivos compreender como se processa
o desenvolvimento moral de crianças em idade escolar, em particular no que
concerne à compreensão e evolução do conceito de mentira e à capacidade para
diferenciarem entre as consequências das ações e as intenções dos atores em
pequenas narrativas, no âmbito da teoria de Piaget sobre desenvolvimento
moral. Atualmente a convenção dos direitos da criança e a legislação portuguesa
admitem o direito de audição e de participação da criança nos processos judi -
ciais e administrativos que lhe respeitem e o referencial da educação para a
cidadania, do Ministério de Educação Português, pressupõe uma educação para
a responsabilidade e autonomia. A metodologia deste estudo foi de natureza
qualitativa e envolveu entrevistas individuais semiestruturadas a 146 crianças,
com idades entre os 6 e os 10 anos, a frequentar um dos quatro anos de escola -
ridade, de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico numa cidade do Alto
Alentejo. Foram efetuadas 10 questões: 3 sobre a mentira; 4 sobre uma história
que avaliava o nível de desenvolvimento moral no que concerne especifica -
mente o realismo versus subjetivismo moral; e 3 sobre a sugestionabilidade a 3
figuras de referência. Os resultados sugerem que a maioria das crianças é capaz
de diferenciar a verdade da mentira e encontra-se em transição da heteronomia
para a autonomia moral, sendo, no entanto, altamente sugestionável por figuras
de referência. Os resultados são discutidos em termos das competências e limi -
tações das crianças para atuarem de forma responsável e fornecerem depoi -
mentos credíveis.
Description
Keywords
Desenvolvimento moral Mentira Crianças