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A importância da educação intercultural vem sendo progressivamente reconhecida na
sociedade do séc. XXI onde, apesar da sua essência multicultural, as culturas diferentes não têm as
mesmas possibilidades de sobrevivência e de expressão (UNESCO, 2009, 2013). A perspetiva que
se tem adotado baseia-se, sobretudo, em variáveis interculturais e de interação relegando para
segundo plano, ou descurando mesmo, as variáveis adaptativas-motivacionais. Propomo-nos
refletir sobre o papel da motivação na perspectiva intercultural analisando vários aspetos, entre
eles as crenças de controlo relacionadas com a escola, segundo a teoria da ação (M. Baltes &
Baltes, 1986; Skinner, 1995). O sistema, formado por três tipos de crenças: de controlo, de agência
e de causalidade, funciona como mediador do comportamento e como regulador para lidar com as
situações. Neste processo de autorregulação crenças – ação, o contexto desempenha um papel
importante. Ora o contexto escolar faz parte do tecido sociocultural de uma sociedade, sendo
portador de um sistema de padrões e significados acerca da forma de pensar, sentir e agir dos
indivíduos sobre os problemas comuns que os afetam (Hofstede, 1993). A reflexão é suportada por
uma longa experiência de formação intercultural internacional e refere também um estudo
longitudinal com alunos portugueses (N= 245) do 4º ao 9º ano. Os resultados deste estudo ajudam
a perceber aspetos específicos dos processos motivacionais subjacentes ao desempenho escolar,
permitem retirar algumas inferências sobre a motivação dos estudantes portugueses em
comparação com os de outros contextos culturais (europeus, americanos e asiáticos) e expandem
as investigações interculturais realizadas.
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 262-276). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior