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Abstract(s)
Esta comunicação analisa alguns normativos, que apontam para um sistema educativo
que deve favorecer “o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos”e
“contribuir para a realização do educando, através do pleno desenvolvimento da personalidade,
da formação do carácter e da cidadania, preparando-o para uma reflexão consciente sobre
os valores espirituais, estéticos, morais e cívicos” (LBSE, art. 2º e alínea b do art. 3º). Também
o Relatório da Unesco sobre a Educação para o século XXI, aponta 4 pilares da Educação,
entendida como uma tarefa global a realizar ao longo da vida. Estes pilares são, como é sabido:
“aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser” (Delors, 1996:
77). Embora a legislação e as orientações educativas tenham como objectivo o desenvolvimento
integral da pessoa e uma educação de qualidade, - independentemente do contexto - na realidade,
como salienta Fernandez (2001) – apesar das boas intenções, enunciadas nos projectos educativos
- é duvidoso que esse objectivo corresponda a um plano homogéneo, bem estruturado, por parte da
grande maioria das escolas. Reflecte-se criticamente sobre os objectivos enunciados, salientando
lacunas evidentes: uma formação intelectual fragmentária, a educação da vontade frequentemente
ignorada (Marina e Pujals, 1988), a educação ética quase ausente, a educação da afectividade e da
liberdade deixadas à deriva.
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Keywords
Qualidade na educação Cidadania Desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade
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ISPA - Instituto Universitário