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Advisor(s)
Abstract(s)
A problemática da violência escolar levanta questões sobre a preparação dos docentes
para intervir em situações de conflito, uma vez que as crianças precisam de ser ajudadas neste
sentido. Assim, a escola deve ter um papel importante na prevenção, reduzindo o risco de os
alunos se tornarem violentos (Cowie, Dawn & Sharp, 2003). A resolução de conflitos pode ser
definida como a resolução de um problema para que o conflito termine, considerando alguns
autores a Educação para a Paz uma estratégia chave no estabelecimento consensual e duradouro
da paz (Johnson & Johnson, 2005). Neste contexto, a presente comunicação insere-se num
estudo que pretende desenvolver e implementar um programa de resolução de conflitos que
permita aos docentes de Educação Pré-Escolar promover o desenvolvimento de competências
sociais e emocionais em crianças em idade pré-escolar. Especificamente, pretende-se
compreender: o que os docentes pensam sobre conflitos e resolução de conflitos, como resolvem
os conflitos nas suas salas; que métodos ou estratégias usam e que dificuldades sentem na
aplicação de estratégias de resolução de conflitos. Para alcançar estes objectivos foi
desenvolvido um questionário, que está a ser aplicado em diversos países a docentes de
Educação Pré-escolar. Apresentamos neste estudo os primeiros resultados que estão a ser
recolhidos em Portugal e que pretendem contribuir para a elaboração de um programa de
resolução de conflitos através da educação para a paz, que terá implicações significativas na
formação de professores e nas escolas.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.367-380). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA – Instituto Universitário