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Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura

dc.contributor.authorDinis, Anabela
dc.contributor.authorUssman, Ana Maria
dc.date.accessioned2016-10-17T18:34:40Z
dc.date.available2016-10-17T18:34:40Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractNas últimas décadas o entrepreneurship tem vindo a merecer uma crescente atenção por parte de investigadores provenientes de diversas áreas do conhecimento. Pretende-se com este artigo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema de forma a evidenciar as diversas abordagens que daí resultaram. Para tal, discutiu-se o conceito e objecto de estudo do entrepreneurship, propondo-se a utilização do termo “empresarialidade” para designar esta área de estudo. Prossegue-se com a sistematização das diversas abordagens ao tema, particularmente das que se centram sobre o estudo do empresário: a abordagem económica – a primeira a surgir na literatura e que procura explicar a função do empresário na economia; a abordagem pessoal – centrada sobre as questões quem é o empresário e porquê inicia uma empresa; a abordagem comportamental – que procura dar resposta a o que faz o empresário; e a abordagem sócio-cultural – que procura compreender a influência dos factores contextuais que afectam a empresarialidade.pt_PT
dc.description.abstractIn the last decades entrepreneurship has become a subject of growing interest for researchers from different areas of knowledge. This paper presents an extensive bibliographic review which highlights the different approaches to entrepreneurship that result from its interdisciplinary nature. The entrepreneurship concept is discussed and the Portuguese term empresarialidade is proposed to refer to this area of knowledge. Then, the different approaches are presented and analysed, especially those focused on the entrepreneur: the economic approach which is concerned with the explanation of the entrepreneur’s function in the economy; the personal approach – which aims to answering the following questions: “who is the entrepreneur?” and “why does he create a business?”; the behavioural approach – focused on the question “what does the entrepreneur do?”; and the sociocultural approach concerned with the understanding of contextual factors that influence entrepreneurship.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 12, 95-114pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4989
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectEntrepreneurshippt_PT
dc.subjectEmpresarialidadept_PT
dc.subjectEmpresáriopt_PT
dc.subjectEntrepreneurpt_PT
dc.titleEmpresarialidade e empresário: Revisão da literaturapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage95pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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