Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação de dimensões contextuais em educação de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_559-574.pdf269.89 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este projeto de investigação focaliza-se nos currículos desenvolvidos numa creche e num jardim-de-infância que atendem crianças em situação de acolhimento institucional. O objetivo é analisar as dimensões contextuais presentes, nomeadamente ao nível da oferta educativa, clima de grupo, espaço para iniciativa, organização e estilo do adulto, por referência à perspetiva das crianças envolvidas no estudo. A partir da avaliação das suas competências, necessidades e interesses, planificaram-se e implementaram-se iniciativas e ações contingentes com as respostas às necessidades identificadas e objetivos formulados. Os dados apontam a necessidade de investimento nas dimensões do estilo do adulto, designadamente, sensibilidade, estimulação e promoção da autonomia da criança, em especial no contexto creche.

Description

Keywords

Necessidades emocionais da criança em acolhimento institucional Abordagem experiencial Educação de infância

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.559-574). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada