Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
269.89 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto de investigação focaliza-se nos currículos desenvolvidos numa creche e
num jardim-de-infância que atendem crianças em situação de acolhimento institucional. O objetivo
é analisar as dimensões contextuais presentes, nomeadamente ao nível da oferta educativa, clima
de grupo, espaço para iniciativa, organização e estilo do adulto, por referência à perspetiva das
crianças envolvidas no estudo. A partir da avaliação das suas competências, necessidades e
interesses, planificaram-se e implementaram-se iniciativas e ações contingentes com as respostas
às necessidades identificadas e objetivos formulados. Os dados apontam a necessidade de
investimento nas dimensões do estilo do adulto, designadamente, sensibilidade, estimulação e
promoção da autonomia da criança, em especial no contexto creche.
Description
Keywords
Necessidades emocionais da criança em acolhimento institucional Abordagem experiencial Educação de infância
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.559-574). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada