Repository logo
 
Publication

Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesa

dc.contributor.authorRibeiro, Rui Bártolo
dc.contributor.authorSimões, Mário R.
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro da Silva
dc.date.accessioned2016-12-19T18:46:28Z
dc.date.available2016-12-19T18:46:28Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO Metacognitive Awareness Inventory (MAI) de Schraw e Dennison (1994) avalia duas dimensões metacognitivas de natureza geral nos adolescentes e adultos: o conhecimento da cognição, que inclui três subprocessos, e a regulação da cognição, que compreende cinco subprocessos. Neste estudo apresenta-se o processo de tradução e de adaptação do MAI à população portuguesa. A consistência interna nas dimensões conhecimento e regulação da cognição foi 0,82 e 0,90, respetivamente. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória sugerem um fator de segunda ordem com base na correlação dos resultados nas duas dimensões. A subescala conhecimento declarativo apresentou melhor validade relativa ao critério comparativamente com as demais subescalas. O MAI constitui-se um instrumento adaptado à realidade portuguesa, tanto para a avaliação da metacognição no global, como nas suas dimensões principais, permitindo apoiar a investigação relativa ao rendimento em processos de aprendizagem e formação na população adulta e de adolescentes.pt_PT
dc.description.abstractThe Metacognitive Awareness Inventory (MAI) of Schraw and Dennison (1994) assesses two general metacognitive dimensions in adolescents and adults: knowledge of cognition, which includes three subprocesses, and regulation of cognition, which has five subprocesses. This study shows the process of translation and adaptation of MAI to the Portuguese population. Internal consistency in the dimensions knowledge and regulation of cognition was 0.82 and 0.90, respectively. The results of Confirmatory Factor Analysis suggest a factor of second order based on the correlation of two main dimensions. The declarative knowledge subscale showed better criterion validity compared to the other subscales. The MAI constitutes an adapted instrument to the Portuguese reality both for the assessment of a global metacognition score and in their two main dimensions, allowing research into the performance in learning and training processes in adults and adolescents.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación/e Avaliaçao Psicológica, 2, 143-159. Doi: 10.21865/RIDEP42_145pt_PT
dc.identifier.doi10.21865/RIDEP42_145pt_PT
dc.identifier.issn1135-3848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5154
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológicapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMetacogniçãopt_PT
dc.subjectAvaliação da metacogniçãopt_PT
dc.subjectMetacognitive awareness inventory (MAI)pt_PT
dc.subjectPsicometriapt_PT
dc.subjectValidade de critériopt_PT
dc.subjectMetacognitionpt_PT
dc.subjectAssessment of metacognitionpt_PT
dc.subjectPsychometricspt_PT
dc.subjectCriterion validitypt_PT
dc.titleMetacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesapt_PT
dc.title.alternativeMetacognitive awareness inventory (MAI): Adaptation and validation of portuguese versionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBuenos Airespt_PT
oaire.citation.endPage159pt_PT
oaire.citation.issue42pt_PT
oaire.citation.startPage143pt_PT
oaire.citation.titleRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación/e Avaliaçao Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RIDEP, 2, 143-159.pdf
Size:
433.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: