Repository logo
 
Publication

Características motivacionais e opções curriculares no Ensino Básico: Educação tecnológica vs. 2.ª língua estrangeira

dc.contributor.authorSimões, Luís
dc.contributor.authorFaria, Luisa
dc.date.accessioned2018-07-26T13:38:50Z
dc.date.available2018-07-26T13:38:50Z
dc.date.issued2001
dc.description.abstractO presente artigo pretende comparar as características motivacionais em alunos do 3.º ciclo (7.º e 9.º anos) com diferentes opções curriculares (2.ª Língua Estrangeira vs. Educação Tecnológica). Deste modo, é nosso objectivo apresentar, a partir da legislação existente no nosso país, o papel que a disciplina de Educação Tecnológica tem no 3.º ciclo da escolaridade básica e o porquê de, em nossa opinião, existir, no que respeita a esta disciplina, uma carga eminentemente negativa. Em seguida, procuramos caracterizar os alunos que optam pelas duas disciplinas consideradas, realçando algumas das características motivacionais e sociais que influenciam essa escolha e que acompanham e diferenciam claramente os alunos ao longo do 3.º ciclo. Os resultados de estudos diferenciais indicam que os alunos de 2.ª Língua Estrangeira apresentam maiores índices de auto-conceito académico e não académico, bem como concepções de inteligência mais dinâmicas e expectativas de auto-eficácia académica mais elevadas comparativamente com os alunos de Educação Tecnológica, quer no 7.º quer no 9.º ano de escolaridade. Finalmente, é nosso objectivo colocar em evidência a importância do papel do grupo-turma no contexto escolar, no sentido de evidenciar as diferenças grupais que se estabelecem dentro da escola, local onde o direito à igualdade de oportunidades no sucesso escolar se encontra consagrado na Constituição, e onde a diferença se deve instituir como fonte de enriquecimento e desenvolvimento pessoal e colectivo. Palavras-chave: Auto-conceito, auto-eficácia, concepções pessoais de inteligência, opções curriculares, educação tecnológica, língua estrangeira.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This article aims to compare the motivational characteristics of 3rd cycle students (7th and 9th grades) with different curricular options (Second Foreign Language vs. Technological Education). This way, our aim is to present the Technological Education role in the 3rd cycle of the compulsive Portuguese education system, taking in consideration the existing legislation, and try to explain the reasons for the generalized negative perceptions of this curricular option. Next, our goal is to characterize the students who choose either one or the other curricular option and enhance some of the motivational and social characteristics that influence that choice and which clearly differentiate the 3rd cycle students. The results of the differential studies indicate superiority of the Second Foreign Language students in academic and non-academic self-concepts, in personal conceptions of intelligence (more dynamic), and also in their self-efficacy expectations, in comparison with Technological Education students, for both 7th and 9th graders. Finally, we try to emphasize the role of school class in the enhancement of group differences within school, institution where the right for equal opportunities in academic success is well established in the Portuguese Constitution, and where the difference should represent a way of enhancement and personal and collective development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnalise Psicológica, XIX(3), 417-433.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6558
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAuto-conceitopt_PT
dc.subjectAuto-eficáciapt_PT
dc.subjectConcepções pessoais de inteligênciapt_PT
dc.subjectOpções curricularespt_PT
dc.subjectEducação tecnológicapt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectSelf-efficacypt_PT
dc.subjectPersonal conceptions of intelligencept_PT
dc.subjectCurricular optionspt_PT
dc.subjectTechnological educationpt_PT
dc.subjectForeign languagept_PT
dc.titleCaracterísticas motivacionais e opções curriculares no Ensino Básico: Educação tecnológica vs. 2.ª língua estrangeirapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage433pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage417pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXIXpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_19(3)_417.pdf
Size:
57.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: