Repository logo
 
Publication

Referencial da literacia da informação, para o ensino superior.

dc.contributor.authorAssociation CRL.
dc.contributor.translatorSanches, Tatiana
dc.contributor.translatorAntunes, Maria da Luz
dc.contributor.translatorLopes, Carlos
dc.date.accessioned2022-11-28T20:02:00Z
dc.date.available2022-11-28T20:02:00Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO Referencial para a Literacia da Informação para o Ensino Superior (Framework) resulta da crença de que a literacia da informação é um movimento de reforma educacional que só realizará o seu potencial através de um conjunto mais rico e mais complexo de ideias centrais. Ao longo dos quinze anos desde a publicação dos Padrões de Competência em Literacia da Informação para o Ensino Superior, os bibliotecários académicos e os seus pares em associações do ensino superior desenvolveram resultados de aprendizagem, ferramentas e recursos que algumas instituições empregaram para introduzir conceitos e competências de literacia da informação nos seus currículos. Contudo, as rápidas mudanças no ambiente do ensino superior, juntamente com o dinâmico e muitas vezes incerto ecossistema de informação em que todos trabalhamos e vivemos, requerem uma nova atenção para a concentração em ideias fundacionais sobre esse ecossistema. Os estudantes têm um maior papel e responsabilidade na criação de um novo conhecimento, na compreensão dos contornos e da dinâmica do mundo da informação em mudança e na utilização ética da informação, dos dados, e das competências académicas. Os professores têm uma maior responsabilidade na conceção de currículos e tarefas que promovam um maior envolvimento com as ideias centrais sobre informação e competências nas suas disciplinas. Os bibliotecários têm uma maior responsabilidade na identificação de ideias centrais no seu próprio domínio do conhecimento que possam ampliar a aprendizagem para os estudantes, na criação de um novo e coeso currículo para a literacia da informação, e na colaboração mais alargada com o corpo docente. O modelo oferecido aqui é designado intencionalmente por Referencial porque se baseia num conjunto de conceitos centrais interligados, com opções flexíveis de implementação, e não num conjunto de normas ou resultados de aprendizagem, ou em qualquer enumeração prescritiva de competências. No cerne deste Referencial encontram-se interpretações conceptuais que organizam muitos outros conceitos e ideias sobre informação, investigação e competências académicas num todo coerente. Estas interpretações conceptuais são inspiradas pelo trabalho de Wiggins e McTighe que se concentra em conceitos e questões essenciais no desenvolvimento de currículos, e também por conceitos nucleares (threshold) que são as ideias em qualquer disciplina que representam a passagem para uma compreensão alargada ou para formas de pensar e exercer no âmbito dessa disciplina. Este Referencial baseia-se num estudo Delphi que identificou vários conceitos nucleares na literacia da informação, mas o Referencial foi moldado utilizando novas ideias e ênfases para os conceitos nucleares. Dois dos elementos adicionados ilustram importantes objetivos de aprendizagem relacionados com esses conceitos: as práticas do conhecimento, que são demonstrações de formas pelas quais os estudantes podem aumentar a sua compreensão sobre os conceitos de literacia da informação, e as disposições que descrevem formas de abordar a dimensão afetiva, atitudinal ou de valorização da aprendizagem. O Referencial abre o caminho para que bibliotecários, professores e outros membros das instituições reformulem sessões de instrução, tarefas, cursos e mesmo currículos para associar a literacia da informação a iniciativas de sucesso dos estudantes; para colaborar na investigação pedagógica e nela envolver os próprios estudantes; e para criar um diálogo mais amplo sobre a aprendizagem dos estudantes, os métodos de ensino e de aprendizagem, e a avaliação da aprendizagem em ambiente académico e fora dele.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAssociation of College & Research Libraries. (2022). Referencial da literacia da informação para o ensino superior. BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8847
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecas e Arquivistaspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleReferencial da literacia da informação, para o ensino superior.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2022 Referencial para a Literacia da Informação para o Ensino Superior.pdf
Size:
8.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: