Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
309.44 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This paper discusses the concept of a structurally
safe traffic system. The design of many roads and their developed a road environment which elicits safe and
adequate traffic behavior simply by its design. The
present paper discusses the basic ideas underlying
Self-Explaining Roads, and some empirical data regarding
road categorization. Criteria for road design
which will increase the Self-Explaining character of
roads are identified.
typical appearance reflect the way these roads developed
through history. Because the road design is not
considered as a system property optimally adapted to
human capabilities and limitations, there is by no
means a structurally safe traffic system. The crucial
question is how potential errors occurring in traffic can
be reduced by revising and redesigning the lay-out of
the road environment. As a means to this end, the so
called «Self-Explaining Road» (SER) has been developed a road environment which elicits safe and
adequate traffic behavior simply by its design. The
present paper discusses the basic ideas underlying
Self-Explaining Roads, and some empirical data regarding
road categorization. Criteria for road design
which will increase the Self-Explaining character of
roads are identified.
RESUMO------Neste artigo é analisado o conceito de sistema rodoviário com segurança estrutural. O design de muitas estradas e a respectiva aparência típica reflectem a forma como elas foram sendo desenvolvidas ao longo da história. Pelo facto de o design de estradas não ser considerado como uma característica do sistema que deve ser adaptado as capacidades e limitações humanas, não existe em rigor um sistema rodoviário com segurança estrutural. A questão crucial reside em saber como é que os erros potenciais dos condutores podem ser reduzidos através da revisão e de um novo design do ambiente rodoviário. Para atingir esta finalidade tem sido desenvolvida a chamada «Self-Explaining Road» (SER), isto é um meio viário que promove a segurança e comportamentos de condução adequados simplesmente devido ao seu design. Neste artigo são analisadas as idéias básicas subjacentes is «Self-Explaining Roads» e alguns dados empíricos sobre a categorização o de estradas. São identificados critérios de design que aumentam as características desejadas nas estradas.
RESUMO------Neste artigo é analisado o conceito de sistema rodoviário com segurança estrutural. O design de muitas estradas e a respectiva aparência típica reflectem a forma como elas foram sendo desenvolvidas ao longo da história. Pelo facto de o design de estradas não ser considerado como uma característica do sistema que deve ser adaptado as capacidades e limitações humanas, não existe em rigor um sistema rodoviário com segurança estrutural. A questão crucial reside em saber como é que os erros potenciais dos condutores podem ser reduzidos através da revisão e de um novo design do ambiente rodoviário. Para atingir esta finalidade tem sido desenvolvida a chamada «Self-Explaining Road» (SER), isto é um meio viário que promove a segurança e comportamentos de condução adequados simplesmente devido ao seu design. Neste artigo são analisadas as idéias básicas subjacentes is «Self-Explaining Roads» e alguns dados empíricos sobre a categorização o de estradas. São identificados critérios de design que aumentam as características desejadas nas estradas.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 13(3), 287-290
Publisher
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada