Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24486.pdf2.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório intitulado “O Jardim de Infância e a família: Uma relação que se tece ao longo do tempo”, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2017/2018. O estudo desenvolve-se num Jardim de Infância, na cidade de Lisboa, onde realizei a minha prática supervisionada e teve como principal objetivo perceber a importância do envolvimento e da participação das famílias neste Jardim de Infância. A relação entre a escola e a família, o conceito de família, a relação e a participação da família com o JI, o papel do educador e suas estratégias são algumas das temáticas abordadas neste relatório. São apresentadas algumas reflexões, baseadas em referenciais teóricos, sobre o envolvimento e a colaboração da família com o Jardim de Infância e algumas dificuldades desta relação, e ainda, o seu impacto na aprendizagem e desenvolvimento da criança. O estudo é baseado numa investigação qualitativa com intenção de compreender aquilo que é percecionado pelos participantes, bem como as observações dos seus comportamentos. Para a recolha de informação utilizei técnicas de inquérito (questionários e entrevistas), observações e análise documental dos Projetos Educativo e Curricular e das descrições e avaliações das atividades implementadas do projeto realizado com as famílias. Os resultados revelaram que o envolvimento das famílias no dia a dia das crianças é muito positivo e a sua participação nos projetos/atividades é ativa.
ABSTRACT: This report entitled "Kindergarten and the family: A relationship that weaves over time" was developed within the framework of the Supervised Teaching Practice course during the school year 2017/2018. The study was carried out in a kindergarten in the city of Lisbon, where I carried out my supervised practice and had as main objective to understand the importance of the involvement and participation of families in this Kindergarten. The relationship between school and family, family concept, relationship and family participation with the JI, the role of the educator and their strategies are some of the topics addressed in this report. Some reflections, based on theoretical references, on the involvement and collaboration of the family with the kindergarten and some difficulties of this relationship, as well as their impact on the learning and development of the child, are presented. The study is based on qualitative research with the intention of understanding what is perceived by the participants, as well as the observations of their behavior. For the collection of information, I used survey techniques (questionnaires and interviews), observations and documentary analysis of the Educational and Curriculum Projects, and the descriptions and evaluations of the implemented activities of the project carried out with the families. The results showed that the involvement of the families in the children's daily life is very positive and their participation in the projects / activities is active.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Famílias Jardim de Infância Relação Participação Envolvimento Papel do educador Families Kindergarten Relationship Participation Involvement Role of the educator

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue