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Advisor(s)
Abstract(s)
O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e
interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente
relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes
de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados
com o desempenho académico é linguístico. A amostra foi constituída por 51 crianças organizadas em 4
grupos: com bom desempenho académico ou com fraco desempenho académico; e com presença ou com
ausência de perturbação da comunicação. A análise estatística mostrou que dois dos testes aplicados (teste
MSV e teste PD) discriminam significativamente o perfil académico, e que crianças com fraco
desempenho académico e com perturbação da comunicação apresentam mais dificuldade em testes que
envolvem a atenção seletiva, tais como o teste Fala com Ruído e Dicótico de Dígitos. A tarefa de
resolução temporal, observada pela aplicação do teste GIN, foi a que melhor se associou a crianças sem
dificuldade académica e de comunicação. Os resultados mostram a existência de correlação entre o
desempenho académico e a dificuldade de analisar os sons recebidos, o que evidência a relevância da
avaliação das vias auditivas em crianças com baixo desempenho académico, e a relação entre perturbação
da comunicação e a perturbação do processamento auditivo. Crianças com dificuldades académicas
revelam dificuldades na ordenação temporal e portanto o uso de testes de processamento temporal são
fundamentais em crianças com dificuldades académicas.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.681-694). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada