Repository logo
 
Publication

A autenticidade como mediadora na relação entre as orientações para as atividades (hedónicas e eudaimónicas) e a resiliência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Maria João Pinheiro Morais
dc.contributor.authorFerreira, Maria das Dores de Lima
dc.date.accessioned2022-02-08T14:45:56Z
dc.date.available2022-02-08T14:45:56Z
dc.date.issued2021-12-13
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractAs Orientações para o bem-estar Hedónicas e Eudaimónicas, a Resiliência e a Autenticidade são compreendidas na literatura como pertinentes para o desenvolvimento do potencial humano, na sua trajetória de vida. Assim, esta investigação tem como objetivos compreender o papel mediador da Autenticidade na relação entre ambas as Orientações para o Bem-Estar Hedónicas e Eudaimónicas (VI) e a Resiliência (VD). Adicionalmente, pretende-se avaliar se o papel da Autenticidade, na relação da Orientação Eudaimónica sobre a Resiliência é mais significativo, comparativamente à relação da Orientação Hedónica. Este estudo é caracterizado por uma amostra da população portuguesa com 677 participantes, com mais de 18 de anos e todos residentes em Portugal. A recolha da amostra realizou-se através de um questionário online (recolhido nas redes sociais) que inclui: um questionário sociodemográfico, o “Hedonic and Eudaimonic for Motives for Ativities Revised (HEMA-R)”, o “The Resilience Scale” e o “The Authenticity Scale”. Os resultados concluíram que ambas as Orientações (Hedónicas e Eudaimónicas) predizem Resiliência e que ambas estão positiva e significativamente relacionadas com a Autenticidade. No efeito mediador da Autenticidade, este revelou-se positivo e significativo na relação entre as Orientações Hedónicas e a Resiliência, corroborando o primeiro modelo de mediação. Contudo, o mesmo papel mediador da Autenticidade, na relação das Orientações Eudaimónicas sobre a Resiliência, não apresentou um efeito estatisticamente significativo, invalidado assim o segundo modelo de mediação proposto nesta investigação. Em investigações futuras, será pertinente replicar este estudo em situações pós-pandémicas, noutros contextos culturais (e.g., orientais), bem como comparar e segmentar a amostra nas diferentes faixas etárias.pt_PT
dc.description.abstractHedonic and Eudaimonic Orientations to well-being, Resilience and Authenticity are understood by the literature as important aspects of human potential development in his or her life path. As a result, the purpose of this study is to better understand the role of Authenticity in mediating the relationship between the Hedonic and Eudaimonic (VI) well-being Orientations and Resilience (VD). In addition, it is expected to evaluate if Authenticity’s role is more meaningful, when related to the Eudaimonic Orientation towards Resilience, rather than the same relationship when it comes to the Hedonic Orientation. This study includes a sample of the Portuguese population, composed of 677 participants aged 18 or more, living in Portugal. The sample was taken through an online survey (via social media), which is constituted by a sociodemographic questionnaire, the "Hedonic and Eudaimonic for Motives for Ativities Revised (HEMA-R)", "The Resilience Scale" e "The Authenticity Scale". The results show that both Orientations (Hedonic and Eudaimonic) predict Resilience, and both are positive and meaningfully related to Authenticity. In terms of the mediating role of Authenticity, it has been shown to be positive and meaningful when related to Hedonic Orientation and Resilience, reinforcing the first mediating model. However, when in relation to the Eudaimonic Orientations towards Resilience, the same mediating role has not presented a statistically meaningful effect, which consequently devalues the second mediating model, proposed in this research. In the future, it is advisable to replicate this study in post-pandemic contexts, other other cultural contexts (e. g., oriental), as well as to compare and segmentate the sample in different age groups.pt_PT
dc.identifier.tid202892077pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8520
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectBem-estar mentalpt_PT
dc.subjectOrientações hedónicas e eudaimónicaspt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectAutenticidadept_PT
dc.subjectMental well-beingpt_PT
dc.subjectHedonic and eudaimonic orientationspt_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.subjectAuthenticitypt_PT
dc.titleA autenticidade como mediadora na relação entre as orientações para as atividades (hedónicas e eudaimónicas) e a resiliênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24692.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format