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Advisor(s)
Abstract(s)
Abstract: Several authors suggest that Callous-Unemotional (CU) traits may be useful in identifying
adolescents who exhibit initial, severe, chronic, and aggressive conduct problems. The Inventory of
Callous-Unemotional Traits (ICU) was developed to assess these traits, later associated with
psychopathy, in children and adolescents. This study aims to analyze the psychometric properties of
the Portuguese version of the teacher-report ICU for preschool-age children. The sample was collected
in public schools and comprised the responses of 46 preschool teachers concerning 131 children (62
girls) between 3 and 6 years of age. Results indicate that a two-factor model revealed the best fit to
our data, including a Callous and an Uncaring factor, resorting to 12 of the original 24 items.
Additionally, the results of this study also provide evidence of measurement invariance across sex for
the ICU, allowing us to compare mean levels of CU traits between boys and girls. The results of the
present study showed that the Portuguese version of the ICU scale (teacher’s version) seems reliable
and valid for evaluating CU traits in preschool children.
Resumo: Vários autores sugerem que os traços de frieza emocional podem ser úteis na identificação de adolescentes que apresentam problemas de conduta iniciais, graves, crónicos e agressivos. O Inventory of Callous-Unemotional Traits (ICU) foi desenvolvido para avaliar estes traços, mais tarde associados à psicopatia, em crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo analisar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do ICU, reportada pelo professor, para crianças em idade pré-escolar. A amostra foi recolhida em escolas públicas e incluiu as respostas de 46 professores do ensino pré-escolar relativamente a 131 crianças (62 raparigas) entre os 3 e os 6 anos de idade. Os resultados indicam que um modelo de dois fatores foi o que melhor se ajustou aos nossos dados, incluindo o fator Callous e o fator Uncaring, recorrendo a 12 dos 24 itens originais. Além disso, os resultados deste estudo também fornecem evidências de invariância de medição entre sexos para o ICU, permitindo comparar os níveis médios de traços de frieza emocional entre rapazes e raparigas. Os resultados do presente estudo mostraram que a versão portuguesa do inventário ICU (versão do professor) parece ser fiável e válida para avaliar os traços de frieza emocional em crianças em idade pré-escolar.
Resumo: Vários autores sugerem que os traços de frieza emocional podem ser úteis na identificação de adolescentes que apresentam problemas de conduta iniciais, graves, crónicos e agressivos. O Inventory of Callous-Unemotional Traits (ICU) foi desenvolvido para avaliar estes traços, mais tarde associados à psicopatia, em crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo analisar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do ICU, reportada pelo professor, para crianças em idade pré-escolar. A amostra foi recolhida em escolas públicas e incluiu as respostas de 46 professores do ensino pré-escolar relativamente a 131 crianças (62 raparigas) entre os 3 e os 6 anos de idade. Os resultados indicam que um modelo de dois fatores foi o que melhor se ajustou aos nossos dados, incluindo o fator Callous e o fator Uncaring, recorrendo a 12 dos 24 itens originais. Além disso, os resultados deste estudo também fornecem evidências de invariância de medição entre sexos para o ICU, permitindo comparar os níveis médios de traços de frieza emocional entre rapazes e raparigas. Os resultados do presente estudo mostraram que a versão portuguesa do inventário ICU (versão do professor) parece ser fiável e válida para avaliar os traços de frieza emocional em crianças em idade pré-escolar.
Description
Keywords
Factor analysis Psychometric properties Callous-Unemotional traits Preschool children ICU Análise fatorial Propriedades psicométricas Traços de frieza emocional Crianças em idade pré-escolar ICU
Citation
Figueiredo, P., Ramião, E., Moreira, D., Barroso, R., & Barbosa, F. (2023). Psychometric properties of the Portuguese teacher-version of the Inventory of Callous-Unemotional Traits in Preschoolers. Análise Psicológica, 41(1), 127-142. https://doi.org/10.14417/ap.1991
Publisher
Edições ISPA