Repository logo
 
Publication

Computadores no ensino

dc.contributor.authorMata, Paulina
dc.date.accessioned2017-01-28T15:41:17Z
dc.date.available2017-01-28T15:41:17Z
dc.date.issued1989
dc.description.abstractA evolução acelarada da tecnologia e o desenvolvimento da informática têm tido uma profunda influência no modo de vida actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades da informática poderemos mesmo dizer que estamos apenas no início e que as consequências da introdução das novas tecnologias na vida quotidiana são imprevísiveis. De facto, o baixo nível de preços que atingiram actualmente os computadores, assim como o desenvolvimento da tecnologia alcançado, fazem com que a informática comece a estar presente por todo o lado na actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros tipos de aplicações e que, apesar de algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de facilitar tarefas e melhorar a produtividade. Paradoxalmente, no que diz respeito ao ensino, o computador como auxiliar pedagógico é ainda muito pouco usado, dificilmente aceite e o seu papel mal compreendido. Pode mesmo dizer-se que o computador só afectou de forma muito marginal e local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática e competência do professor; a falta de programas para ensino e a falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível à capacidade financeira da instituição ou do agente de ensino; informática no ensino; a falta de informação. No entanto, parece-nos inevitável que o computador venha a ocupar um lugar de peso como auxiliar pedagógico dadas as suas potencialidades que permitem prever múltiplas aplicações e aproximações extremamente inovadoras.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 7, 471-480.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5231
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInexistentept_PT
dc.titleComputadores no ensinopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage480pt_PT
oaire.citation.startPage471pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP-1989_123_471.pdf
Size:
712.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: