Repository logo
 
Publication

Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial

dc.contributor.authorDotta, Edivani Aparecida Vicente
dc.contributor.authorGarcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso
dc.contributor.authorCampos, Juliana Alvares Duarte Bonini
dc.date.accessioned2014-02-22T12:16:19Z
dc.date.available2014-02-22T12:16:19Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstracto objetivo deste estudo foi comparar o aprendizado do sistema Microsoft Office Access®, por meio de educação a distância e presencial. Alunos do 4º ano de graduação em Odontologia foram divididos em dois grupos, durante três anos. O curso de educação a distância utilizou sistema Microsoft Office PowerPoint®. O presencial utilizou os mesmos módulos do curso a distância, porém apresentado por um professor. O instrumento de análise empregado, o critério e a correção foram os mesmos para os dois métodos de ensino, sendo atribuídas a cada aluno notas de 0 a 10; a nota final foi por média aritmética. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparação do ensino a distância e presencial nos diferentes anos. Para comparação do desempenho das diferentes turmas (2004, 2005 e 2006) no ensino a distância e no ensino presencial, utilizou-se teste de Kruskal-Wallis. Em 2004, houve diferença estatisticamente significante entre as notas dos alunos nos diferentes métodos de ensino, com melhor desempenho para o curso presencial. Em 2005, uma diferença estatística não-significante entre os dois métodos foi observada. Em 2006, houve diferença estatística significativa, destacando-se o ensino a distância. As vantagens mais relatadas do ensino a distância foram horário flexível, liberdade de aprendizado e possibilidade de revisão de conteúdo. A vantagem do curso presencial apontada foi a presença do professor para a resolução imediata de dúvidas. Assim, entende-se que apesar de a técnica de ensino a distância ter sido implementada recentemente, os alunos apresentaram familiaridade com a mesma, cabendo ao professor a liberdade de escolha da melhor forma de ensino para atingir seus objetivos.por
dc.description.abstractABSTRACT: the purpose of this study was to compare the Microsoft Office Access® system using the distance learning and presential education. Fourth-year Dentistry students were divided into two groups, during three years. The distance learning method used the Microsoft Office PowerPoint® system. The presential teaching method used the same modules of distance learning.The criteria analysis and correction were the same for both methods. Mann-Whitney test was used to compare distance learning and presential education in the different years. Kruskal-Wallis test was used to compare the performance of the different groups in distance learning and presential teaching. In 2004, significant statistical difference was verified between the students score in the different teaching methods, standing out the presential. In 2005, no significant statistical difference was observed between the two methods. In 2006, there was significant statistical difference between teaching modalities with emphasis to the distance learning. The advantages of the distance learning were: flexible schedule, learning in freedom and possibility of revision classes. The advantage of the presential method was the teacher’s presence for immediately resolving doubts. Thus, it is understood that although the technique of distance education have been implemented recently, students had familiarity with it, and the teacher the freedom to choose the best form of education to achieve their goals.por
dc.identifier.citationRevista de Odontologia da UNESP, 38, 273-279por
dc.identifier.issn1807-2577
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2655
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEducação em odontologiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducation distancepor
dc.subjectEducation dentalpor
dc.subjectLearningpor
dc.titleEnsino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencialpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopor
oaire.citation.endPage279por
oaire.citation.startPage273por
oaire.citation.titleRevista de Odontologia da UNESPpor
oaire.citation.volume38por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ROUNESP_38_273-279.pdf
Size:
539.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: