Repository logo
 
Publication

Inclusão dos alunos com currículo específico individual no contexto escolar – Que participação?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMorgado, José
dc.contributor.authorBilé, Silvana Cristina de Oliveira
dc.date.accessioned2015-10-10T10:46:21Z
dc.date.available2015-10-10T10:46:21Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo realiza-se no âmbito da Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação tendo como tema “Inclusão dos Alunos com Currículo Específico Individual no contexto escolar: que participação?”, onde se pretende averiguar se os alunos ao abrigo deste currículo estão integrados na comunidade escolar e no grupo/turma onde estão inseridos. Com a proclamação da inclusão em todos os estabelecimentos de ensino, é pretendida a adaptação do contexto escolar para proporcionar a todos os alunos, com ou sem deficiência, igualdade de oportunidades,não só na aprendizagem, mas também para o futuro dos mesmos. Este estudo pretende conceptualizar o conceito de participação no contexto dos alunos ao abrigo do Currículo Específico Individual, de forma a analisar se realmente existe a inclusão de todos os alunos participantes no contexto onde estão inseridos e como se mantem a interacção entre os alunos do regular e os alunos ao abrigo do CEI. Assim, pretendeu-se caracterizar a participação destes alunos com a observação em contexto de sala de aula, nomeadamente Educação Física, e entrevistas junto dos respectivos directores de turma, professora da Unidade de Apoio à Multideficiência e uma auxiliar de acção educativa. Os resultados obtidos indicam que, neste caso, não existe participação activa, por parte dos alunos ao abrigo do currículo (CEI), no contexto escolar, na medida em que, pelas observações realizadas, os grupos com menor frequência de interacções são os que remetem para os comportamentos por parte dos alunos do regular para com o aluno com CEI e vice-versa, o que traduz num menor envolvimento e participação entre os alunos. Nas entrevistas os Directores de Turma referem não ter os alunos com CEI nas suas aulas, o que remete para a falta de participação activa dos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study is carried out under the Master's Thesis in Educational Psychology with the theme "Inclusion of Students with Specific Individual Curriculum in the school context: what participation?” which aims to investigate whether students under this curriculum are integrated in the school community and the group / class they attend.. With the proclamation of inclusion in all educational institutions, is intended to adapt the school environment to provide all students, with or without disabilities, equal opportunities not only for learning, but also for the future of the same. This study aims to conceptualize the concept of participation in the context of the students under the Specific Individual Curriculum, in order to analyze whether there is the inclusion of all students in the establishment where the data was obtained and also to confirm the interactions between the students from the regular class and the students under the CEI. Thus, it we aim to characterize the participation of these students with observations in classroom context, more specifically physical education, and interviews with the respective class directors, a teacher from the Unit Support for Multiple Disabilities and a school support staff. The results indicate that, in this case, there is no participation from students under the curriculum (CEI) in the school context, to the extent that , from the observations , the groups with the least interactions are those that refer to the conduct by students from regular towards the student with CEI, and vice-versa, which translates to a lower engagement and participation between the students. In the interviews that were made, the Class directors refer that they do not have students with CEI in their classes, which refers to the lack of participation of the same students.pt_PT
dc.identifier.tid201060604
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4015
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCurrículo específico individualpt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectEnvolvimento escolarpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecific individual curriculumpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectSchool engagementpt_PT
dc.titleInclusão dos alunos com currículo específico individual no contexto escolar – Que participação?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20512.pdf
Size:
364.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: