Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
49.8 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste trabalho é o de construir uma teoria
sobre o comportamento parental de pais de crianças
surdas. Os participantes são quatro mães e dois pais de
crianças surdas, com idades compreendidas entre os 2
e os 13 anos. Os dados foram recolhidos através de entrevista
semi-estruturada e analisados pelo método da
Grounded Theory. A maior preocupação destes pais é como comunicar com a criança e como esta poderá comunicar
com eles e com os outros. Assim, estes pais
agem continuamente para resolver a sua preocupação
principal e, desta forma, minimizar a surdez e as dificuldades
comunicativas da criança torna-se central na
vida destes pais. Para tal, sobrevalorizam as suas crianças
surdas, normalizam-nas e optam por uma comunicação
total que engloba técnicas de amplificação da
pouca audição que a criança tem, aprendizagem da fala
e aprendizagem da língua gestual pelos pais. Todos estes
comportamentos de minimização são realizados pelos
pais com graus de investimento diferentes e variam
segundo vários factores, nomeadamente o grau de aceitação
da surdez, a preocupação com o futuro, o apoio
familiar e o apoio de terceiros. ------ ABSTRACT ------- The purpose of this paper is to develop a theory about the parental behavior of parents of deaf children.
The participants have been four mothers and two fathers
of deaf children, aged two to thirteen years old.
Data were collected by means of semi-structured interviews,
and analyzed by the Grounded Theory method.
Parents’ main concern was how to communicate
with the child and how this will be able to communicate
with them and with others. These parents act continuously
to solve its main concern and, in that way, to
minimize the deafness and communicative difficulties
of the child become central in their life. So, deaf children
are over evaluated, parents normalize them and
choose a total communication that includes techniques
of amplification of the little hearing that the child has,
learning to speak and parents gestual language learning.
All of these behaviors of minimization are realized
by the parents with different degrees of investment
and oscillate according to some factors, like the deafness
acceptance degree, the concern with the future,
familiar support and third persons support.
Description
Keywords
Comportamento parental Criança surda Grounded Theory Deaf child Parental behavior Grounded Theory
Citation
Análise Psicológica, 20 (3), 389-400
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada