Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: Mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1997_2_283.pdf78.92 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo procura analisar a relação entre o desenvolvimento das competências fonológicas e a evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita em crianças pré-silábicas, através de dois estudos empíricos. No primeiro procurou-se proceder a um treino no sentido de induzir uma restruturação das representações das crianças sobre a escrita. O treino revelou- se eficaz no sentido de fazer evoluir as crianças para um nível conceptual silábico. Por outro lado verificou-se nas crianças submetidas a este programa uma evolução das suas competências de análise do oral sobretudo ao nível da manipulação de unidades silábicas. No segundo estudo procedeu-se a um programa de treino fonológico com incidência nas unidades silábicas. Este treino permitiu uma evolução significativa das crianças ao nível das suas competências fonológicas, e teve igualmente reflexos nas representações infantis sobre a escrita na medida que as produções das crianças passaram a ser reguladas pela hipótese silábica.
This article tries to analyse the relationship between the development of phonological competence and the evolution of children´s conceptions about written language, in pré-syllabic children through two empirical studies. In the first one we used a training programme with the purpose of producing changes in the way children represent written language. The trainning was efficient since all the children progressed to a level that represents written language related to the syllabic hypothesis. Also the children that were submitted to this programme made progress in their phonological skills, most of all in their abilities to manipulate syllabic units. The second research is centered in a phonological training programme focused in the syllabic units. Through this training programme the children made significant progress in their phonological skills, but this programme had also implications in the way children represent written language, since their written productions became regulated by the syllabic hypothesis.

Description

Keywords

Consciência fonológica Conceptualizações infantis sobre a escrita Aprendizagem da leitura Phonological awareness Conceptions about written language Reading acquisition

Citation

Análise Psicológica, 15 (2), 283-303

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada