Repository logo
 
Publication

Relações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as competências sociais e a aceitação entre pares

dc.contributor.authorMachado, Paula
dc.contributor.authorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorTorres, Nuno
dc.contributor.authorPeceguina, Maria Inês Duarte
dc.contributor.authorSantos, António José
dc.contributor.authorRolão, Teresa
dc.date.accessioned2009-12-21T19:26:16Z
dc.date.available2009-12-21T19:26:16Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se na perspectiva de que o conhecimento das emoções tem efeitos na prontidão e no ajustamento escolar, actuando como mediador entre os factores psicológicos (competências académicas; competências sociais) e os factores proximais (aceitação entre pares). Testaram-se duas hipóteses: (1) o conhecimento das emoções é um factor de mediação na associação entre as competências académicas e a aceitação entre pares; (2) o conhecimento das emoções é um factor de mediação na associação entre as competências sociais e a aceitação entre pares. Participaram no estudo 40 crianças, 22 do sexo masculino e 18 do feminino, entre os 5 e os 6 anos. Com vista à análise do conhecimento das emoções utilizou-se a adaptação portuguesa do Teste de Conhecimento de Emoções (Denham, McKinley, Couchoud, & Holt, 1990), tendo sido, ainda, realizadas entrevistas sociométricas às crianças (Vaughn, Colvin, Azria, Caya, & Krysik, 2001). Mães e pais responderam separadamente à Escala de Avaliação do Comportamento e Competência Social de LaFreniere e Dumas (1996) e, à Escala de Competência Interpessoal (Cairns, Leung, Gest, & Cairns, 1995). Os resultados confirmaram a hipótese de que o conhecimento das emoções em crianças de cinco e seis anos é um factor de mediação nas associações entre as competências académicas e a aceitação entre pares. Porém, não se obteve resultados significativos desta mediação para a associação entre as competências sociais e a aceitação entre pares, infirmando a nossa segunda hipótese.pt
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 26(3), 463-478.pt
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/70
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.subjectConhecimento das emoçõespt
dc.subjectAceitação entre parespt
dc.subjectCompetências académicaspt
dc.titleRelações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as competências sociais e a aceitação entre parespt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.endPage478pt
oaire.citation.startPage463pt
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ap_2008_ 26_463.pdf
Size:
119.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: