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Relações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as competências sociais e a aceitação entre pares
dc.contributor.author | Machado, Paula | |
dc.contributor.author | Veríssimo, Manuela | |
dc.contributor.author | Torres, Nuno | |
dc.contributor.author | Peceguina, Maria Inês Duarte | |
dc.contributor.author | Santos, António José | |
dc.contributor.author | Rolão, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2009-12-21T19:26:16Z | |
dc.date.available | 2009-12-21T19:26:16Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O presente estudo enquadra-se na perspectiva de que o conhecimento das emoções tem efeitos na prontidão e no ajustamento escolar, actuando como mediador entre os factores psicológicos (competências académicas; competências sociais) e os factores proximais (aceitação entre pares). Testaram-se duas hipóteses: (1) o conhecimento das emoções é um factor de mediação na associação entre as competências académicas e a aceitação entre pares; (2) o conhecimento das emoções é um factor de mediação na associação entre as competências sociais e a aceitação entre pares. Participaram no estudo 40 crianças, 22 do sexo masculino e 18 do feminino, entre os 5 e os 6 anos. Com vista à análise do conhecimento das emoções utilizou-se a adaptação portuguesa do Teste de Conhecimento de Emoções (Denham, McKinley, Couchoud, & Holt, 1990), tendo sido, ainda, realizadas entrevistas sociométricas às crianças (Vaughn, Colvin, Azria, Caya, & Krysik, 2001). Mães e pais responderam separadamente à Escala de Avaliação do Comportamento e Competência Social de LaFreniere e Dumas (1996) e, à Escala de Competência Interpessoal (Cairns, Leung, Gest, & Cairns, 1995). Os resultados confirmaram a hipótese de que o conhecimento das emoções em crianças de cinco e seis anos é um factor de mediação nas associações entre as competências académicas e a aceitação entre pares. Porém, não se obteve resultados significativos desta mediação para a associação entre as competências sociais e a aceitação entre pares, infirmando a nossa segunda hipótese. | pt |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 26(3), 463-478. | pt |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/70 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt |
dc.subject | Conhecimento das emoções | pt |
dc.subject | Aceitação entre pares | pt |
dc.subject | Competências académicas | pt |
dc.title | Relações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as competências sociais e a aceitação entre pares | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.endPage | 478 | pt |
oaire.citation.startPage | 463 | pt |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |