Repository logo
 
Publication

Erro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: Dados empíricos e implicações educacionais

dc.contributor.authorSampaio, Ana Cristina
dc.contributor.authorLourenço, Orlando
dc.date.accessioned2017-07-21T11:14:17Z
dc.date.available2017-07-21T11:14:17Z
dc.date.issued1997
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo empírico sobre o erro educacional fundamental (Lourenço, 1994) em contexto educativo e familiar. Os participantes foram 96 crianças (i.e., 48 do 1.º ano e 48 do 4.º ano de escolaridade), os seus professores (N=96) e os seus pais (N=192; i.e., 96 mães e 96 pais). Cada um dos participantes foi confrontado, primeiro, com histórias de transgressão e de adesão moral, pró-social e académica e solicitado, depois, a escolher entre sanccionar o protagonista da transgressão e elogiar o protagonista da adesão ou cumprimento da norma. Os resultados mostram (1) que o erro educacional fundamental foi cometido tanto pelas crianças como pelos seus educadores (i.e., pais, mães e professores); (2) que esse erro tende a aumentar com o nível de escolaridade da criança; (3) que esse erro é mais prevalente no domínio moral que nos domínios pró-social e académico; e (4) que mesmo no domínio académico, um domínio de aspiração por excelência, ocorre ainda uma forte componente de moralidade do dever (i.e., de erro educacional fundamental).pt_PT
dc.description.abstractThis article presents an empirical study on the fundamental- educational error. Participants were 96 children (i.e., 48 first-graders and 48 fourth-graders), their teachers (N=96) and their parents (N=192; i.e., 96 mothers and 96 fathers). Each participant was first presented with hypothetical scenarios involving both violations of, and adherences to, moral, prosocial and academic norms, and then asked to choose between sanctioning a negative or a positive act. The results showed (1) that the fundamental-educacional error was committed by both children and their teachers and parents; (2) that this type of error increased with children ´s age; (3) that this kind of error was more prevalent in the moral than in prosocial and academic domains; and (4) that there were clear manifestations of the morality of duty (i.e., fundamental-education error) even in the academic domain, a domain judged to be a typical aspirational domain.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 15 (2), 245-257pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5707
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMoralidade do deverpt_PT
dc.subjectMoralidade da aspiraçãopt_PT
dc.subjectErro educacional fundamentalpt_PT
dc.subjectDomínios moralpt_PT
dc.subjectPró-social e académicopt_PT
dc.subjectMorality of dutypt_PT
dc.subjectMorality of aspirationpt_PT
dc.subjectFundamental-education errorpt_PT
dc.subjectMoral domainpt_PT
dc.subjectProsocial domainpt_PT
dc.subjectAcademic domainpt_PT
dc.titleErro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: Dados empíricos e implicações educacionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage257pt_PT
oaire.citation.startPage245pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1997_2_245.pdf
Size:
65.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: