Repository logo
 
Publication

Diagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: Um estudo de caso em Macau

dc.contributor.authorChan, Emily
dc.contributor.authorSanches, Tatiana
dc.date.accessioned2024-09-26T15:33:49Z
dc.date.available2024-09-26T15:33:49Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente estudo faz parte de uma investigação mais alargada que pretende i) estudar, numa população estudantil de ensino superior, as suas necessidades e comportamento perante a informação e ii) desenvolver um programa de formação em literacia da informação, integrando este conhecimento e os contributos dos diversos intervenientes (estudantes, docentes, bibliotecários). Sabemos hoje que a integração da literacia da informação nas aprendizagens melhora o desempenho dos estudantes e que, por esse motivo, os bibliotecários académicos podem desempenhar um papel importante ao colaborarem no desenho e formação de programas nestas áreas. Esta comunicação apresenta a primeira fase deste estudo. Trata-se da aplicação de um inquérito por questionário a uma população de estudantes de graduação, no ensino superior, em Macau. Os resultados demonstram as perceções dos estudantes relativamente às suas necessidades de informação, bem como o uso dos recursos informativos preferidos na prossecução dos seus estudos. A formação destes estudantes na pesquisa, recuperação, análise e uso da informação parece ser essencial. A construção de programas de formação em literacia da informação deve ser concebida à medida, recorrendo-se a um diagnóstico próximo e efetivo. A par, é importante continuar a desenvolver ambientes físicos e virtuais que disponibilizem informação credível e que deem resposta às necessidades informacionais dos que os utilizam, apoiando a aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationChan, E., & Sanches, T. (2023). Diagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: Um estudo de caso em Macau. https://doi.org/10.48798/congressobad.2901pt_PT
dc.identifier.doi10.48798/congressobad.2901pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9963
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleDiagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: Um estudo de caso em Macaupt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage10pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleComunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojept_PT
person.familyNameSanches
person.givenNameTatiana
person.identifier1887615
person.identifier.ciencia-id2C17-1B53-FBDC
person.identifier.orcid0000-0002-4902-2628
person.identifier.ridC-2773-2014
person.identifier.scopus-author-id56499097100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2901 (1).pdf
Size:
328.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: