Publication
Diagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: Um estudo de caso em Macau
dc.contributor.author | Chan, Emily | |
dc.contributor.author | Sanches, Tatiana | |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T15:33:49Z | |
dc.date.available | 2024-09-26T15:33:49Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente estudo faz parte de uma investigação mais alargada que pretende i) estudar, numa população estudantil de ensino superior, as suas necessidades e comportamento perante a informação e ii) desenvolver um programa de formação em literacia da informação, integrando este conhecimento e os contributos dos diversos intervenientes (estudantes, docentes, bibliotecários). Sabemos hoje que a integração da literacia da informação nas aprendizagens melhora o desempenho dos estudantes e que, por esse motivo, os bibliotecários académicos podem desempenhar um papel importante ao colaborarem no desenho e formação de programas nestas áreas. Esta comunicação apresenta a primeira fase deste estudo. Trata-se da aplicação de um inquérito por questionário a uma população de estudantes de graduação, no ensino superior, em Macau. Os resultados demonstram as perceções dos estudantes relativamente às suas necessidades de informação, bem como o uso dos recursos informativos preferidos na prossecução dos seus estudos. A formação destes estudantes na pesquisa, recuperação, análise e uso da informação parece ser essencial. A construção de programas de formação em literacia da informação deve ser concebida à medida, recorrendo-se a um diagnóstico próximo e efetivo. A par, é importante continuar a desenvolver ambientes físicos e virtuais que disponibilizem informação credível e que deem resposta às necessidades informacionais dos que os utilizam, apoiando a aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Chan, E., & Sanches, T. (2023). Diagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: Um estudo de caso em Macau. https://doi.org/10.48798/congressobad.2901 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.48798/congressobad.2901 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9963 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Diagnóstico à literacia da informação de estudantes de ensino superior: Um estudo de caso em Macau | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje | pt_PT |
person.familyName | Sanches | |
person.givenName | Tatiana | |
person.identifier | 1887615 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C17-1B53-FBDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4902-2628 | |
person.identifier.rid | C-2773-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56499097100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b |