Repository logo
 
Publication

Dimensão ética da conduta das empresas e dos trabalhadores: Factos empíricos de um estudo exploratório realizado em Portugal

dc.contributor.authorSwiatkiewicz, Olgierd
dc.date.accessioned2016-07-22T18:22:29Z
dc.date.available2016-07-22T18:22:29Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO artigo apresenta uma selecção dos resultados de um estudo empírico realizado em Portugal em 2004, numa amostra por conveniência, sobre diversos aspectos da conduta ética das empresas e seus trabalhadores. A dimensão ética da conduta das empresas e dos trabalhadores foi assumida como conceito composto pelos seguintes aspectos: reflexão ética, legalidade da conduta, relações entre a ética e a eficiência, responsabilidade das empresas, percepção da conduta não ética e denúncia da sua ocorrência, institucionalização e formalização da ética nas empresas. Dos resultados destacam-se: o impacto positivo ao nível cognitivo da implementação dos elementos de ética formal na empresa, o qual pode, contudo, conduzir à supressão da responsabilidade e à desculpabilização pelos actos potencialmente imorais; o crescimento da imagem positiva do tecido empresarial com a ascendência na posição hierárquica e o inverso com o decréscimo do poder organizacional; o decréscimo de confiança nas empresas nacionais à medida que o sentimento de segurança de/no emprego se reduz e a sua transferência para as empresas estrangeiras; o crescimento de confiança depositada pelos inquiridos nas empresas com o aumento da dimensão destas últimas; a predominância de documentos escritos de ética nas empresas de origem estrangeira e a sua escassez nas empresas nacionais.pt_PT
dc.description.abstractThe paper presents selected results of an empirical study carried out in Portugal in 2004 on companies and workers’ ethical behaviour, based on convenience sample. It is assumed that ethical dimension of companies and workers’ behaviour is a concept composed of such aspects as ethical reflection, legal obligation, ethical image of a domestic economy, ethical image of a businessman and a firm as well, corporate responsibility, deontological obligations of the firm, perception of unethical behaviour, whistle blowing, institutionalisation and formalisation of ethics. All presented aspects of ethical dimension were analyzed in the light of the impact of selected independent (individual and institutional) variables (sex; age; level of education; tenure; hierarchical level; actual and future sense of security of employment and career development; property and capital origin of the company; its size, age, sector and financial situation). The main results point out a positive impact on workers’ cognitive level as a result of the implementation of elements of formal ethics in a company, which might, however, lead to the suppression of responsibility and to indulgence towards potentially immoral action; the increase of a positive image (honesty) of the business/company as the hierarchical responsibility rises and vice versa; the trust in national companies decreases as the feeling of security of employment lessens whereas the trust in foreign capital companies rises; the bigger the size of the company is, the higher is the level of trust; the existence of ethical standards is more likely to be found in foreign companies than in national ones.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 14, 281-297pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4837
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectConduta ética das empresas e dos trabalhadores em Portugalpt_PT
dc.subjectPercepção éticapt_PT
dc.subjectLegalidadept_PT
dc.subjectImagem ética da economiapt_PT
dc.subjectDo empresário e da empresapt_PT
dc.subjectRSEpt_PT
dc.subjectConduta não éticapt_PT
dc.subjectDenúncia de condutas imprópriaspt_PT
dc.subjectInstitucionalização e formalização de éticapt_PT
dc.subjectEthical conduct of workers and companies in Portugalpt_PT
dc.subjectEthical perceptionpt_PT
dc.subjectLegalitypt_PT
dc.subjectEthical image of portuguese economypt_PT
dc.subjectBusinessman & companypt_PT
dc.subjectCSRpt_PT
dc.subjectEthical misconductpt_PT
dc.subjectWhistle blowingpt_PT
dc.subjectInstitutionalization and formalization of ethicspt_PT
dc.titleDimensão ética da conduta das empresas e dos trabalhadores: Factos empíricos de um estudo exploratório realizado em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage297pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage281pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COG, 14(2), 281-297.pdf
Size:
340.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: