Repository logo
 
Publication

Práticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPimentel, Júlia van Zeller de Serpa
dc.contributor.authorArroz, Ana Beatriz Nobre Madeira Moura
dc.date.accessioned2016-03-30T18:18:54Z
dc.date.available2016-03-30T18:18:54Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractDiversos estudos procuram perceber o hiato entre a investigação e a prática no âmbito da Intervenção Precoce (IP), na medida em que a investigação não apenas tem assinalado uma deficiente utilização de práticas baseadas em evidências, como uma distância considerável a uma intervenção centrada na família e nas rotinas das crianças, recomendada pela literatura e disposições legais. Nesta pesquisa procurámos examinar o fenómeno em estudo – o desenvolvimento de programas de IPI orientados pelo modelo de intervenção centrado na família – conjugando a análise da articulação entre perspetivas e práticas percebidas pelo profissionais com a análise da qualidade e orientação de exemplares concretos das suas práticas. Este eixo de análise foi conjugado com um outro, relativo às representações e juizos de avaliação de um outro interveniente incontornável: as famílias. Pretendem-se identificar consonâncias e detetar focos de dissonância entre interlocutores e tipos de resposta dos diferentes serviços e contextos de intervenção que ajudem a manter atualizada uma caraterização das práticas que tem vindo a ser realizada na última década e a construir medidas de promoção da qualidade e do envolvimento das famílias na IP. Para isso realizou-se um estudo de caso instrumental, com casos múltiplos que convocou diversas técnicas de recolha e análise de dados. Os resultados continuam a revelar a existência de lacunas a nível das práticas dos profissionais no âmbito da avaliação, planificação e intervenção e pouca permeabilidade às implicações práticas do modelo de intervenção focado na família. Quanto às representações recíprocas e articulação entre profissionais e família parece atravessar-se um momento de transição, com os técnicos já a valorizarem o enfoque nas familias e rotinas, mesmo que pouco o reflitam nas práticas, e as famílias ainda centradas num modelo de especialista, relegando para um plano secundário o seu papel de interveniente crucial. São discutidas implicações dos resultados para a melhoria da formação e supervisão dos profissionais e formuladas questões que orientem futuras investigações.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Several studies have tried to understand the gap between research and practices in the field of Early Intervention (EI), since research has not only pointed to an inappropriate use of practices, but also a significant lack of a family based intervention centred in the child’s daily routines, as recommended by the literature and legal provisions. In this thesis we tried to evaluate the development of EI programs with a family centered intervention model, conjugating both professionals’ practices and perspectives, through the analysis of quality and guidance of real exemplary cases. To this analysis we added the representations and the evaluation assessment of another crucial player in this milieu – the families. We aim to identify consonances and detect hubs of dissonance between the different inter players and types of answers provided from the diverse services and intervention contexts. We want on the one hand to portrait the practices that have been used in the last decade and, on the other, to design new courses of action to promote quality and family participation in EI. With that in mind, we took upon an instrumental case study, with multiple cases that required different techniques of data collection and analysis. The results show some breaches in the professionals’ practices in the areas of evaluation, planning and intervention and moreover little permeability to the practical implications of a family focused intervention model. Has to do with representations and the articulation between professionals and families, it comes into light that we are living in a transition moment. Technicians appreciate the family and child’s routines even though that is little reflected in their practices, while families are still centred on a “specialist” model, relegating their main vital role to a background one. Finally, results and their implications will be debated in order to not only increase the quality of professional’s schooling and supervision, but also open new future research questions.pt_PT
dc.identifier.tid201044781pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4496
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntervenção precoce na infânciapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectPerceções das práticaspt_PT
dc.subjectIntervenção centrada na famíliapt_PT
dc.subjectPráticas baseadas em evidênciaspt_PT
dc.subjectEarly interventionpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectPractice perceptionspt_PT
dc.subjectFamily based interventionpt_PT
dc.subjectEvidence based practicespt_PT
dc.titlePráticas de intervenção precoce na infância : Quem faz o quê, onde e como?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
17806.pdf
Size:
2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: