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Advisor(s)
Abstract(s)
Abstract: Teachers are exposed to various occupational stressors which, if persistent, can lead to
Burnout Syndrome and to recurrent thoughts of leaving the profession and culminate in total
withdrawal. Thus, the objective of the present study was to evaluate the mediating role of Burnout
Syndrome between the two dimensions motivational system that is constituted by the regulatory system
with a focus on prevention and promotion and the Intention to Leave the profession among teachers
in Southern Brazil. A total of 781 elementary school teachers from public and private schools
participated in the research. The research instruments used included the Burnout Syndrome
Questionnaire, the Regulatory Focus Scale, and a single item to evaluate the Intention to Leave the
profession. The results obtained by Structural Equation Modeling confirmed the hypothesis that
Burnout Syndrome plays a mediating role between promotion regulatory focus and the Intention to
Leave the profession. The results reveal the importance of interventions that contemplate the reduction
of occupational stressors for the prevention or rehabilitation of Burnout Syndrome in teachers.
Resumo: Os professores estão expostos a diversos estressores ocupacionais que, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout e a pensamentos recorrentes de deixar a profissão e culminar no abandono total. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel mediador da Síndrome de Burnout entre as duas dimensões do sistema motivacional que é constituído pelo sistema regulatório com foco na prevenção e promoção e a intenção de abandono profissional em professores. Participaram da pesquisa 781 professores de ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o questionário para avaliação da Síndrome de Burnout, a escala de Focus Regulatório e um item único para avaliar a Intenção de abandono profissional. Os resultados obtidos por meio da Modelagem de Equações Estruturais confirmaram a hipótese de que a Síndrome de Burnout desempenha um papel mediador entre a dimensão do Foco regulatório promoção e a intenção de abandono profissional. Os resultados revelam a importância de intervenções que contemplem a redução de estressores ocupacionais para a prevenção ou reabilitação da Síndrome de Burnout em professores.
Resumo: Os professores estão expostos a diversos estressores ocupacionais que, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout e a pensamentos recorrentes de deixar a profissão e culminar no abandono total. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel mediador da Síndrome de Burnout entre as duas dimensões do sistema motivacional que é constituído pelo sistema regulatório com foco na prevenção e promoção e a intenção de abandono profissional em professores. Participaram da pesquisa 781 professores de ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o questionário para avaliação da Síndrome de Burnout, a escala de Focus Regulatório e um item único para avaliar a Intenção de abandono profissional. Os resultados obtidos por meio da Modelagem de Equações Estruturais confirmaram a hipótese de que a Síndrome de Burnout desempenha um papel mediador entre a dimensão do Foco regulatório promoção e a intenção de abandono profissional. Os resultados revelam a importância de intervenções que contemplem a redução de estressores ocupacionais para a prevenção ou reabilitação da Síndrome de Burnout em professores.
Description
Keywords
Burnout syndrome Regulatory focus Intention to leave Teachers Síndrome de burnout Foco regulatório Intenção de abandono profissional Professores
Citation
Carlotto, M. S., Gonçalves, S. P., Geremias, R. L., & Câmara, S. G. (2013). The mediating role of burnout syndrome between regulatory focus/motivation and intention to leave in teachers. Análise Psicológica, 41(1), 15-27. https://doi.org/10.14417/ap.1985
Publisher
Edições ISPA