Repository logo
 
Publication

Marketing de ideias e construção de redes: As duas vias de atracção de recursos para novos empreendimentos

dc.contributor.authorLopes, Miguel Pereira
dc.contributor.authorCunha, Miguel Pina e
dc.contributor.authorReis, Filipa
dc.date.accessioned2010-02-12T12:18:32Z
dc.date.available2010-02-12T12:18:32Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma abordagem para explicar o modo como os empreendedores atraem os recursos que são críticos para a criação e desenvolvimento de um novo empreendimento. Nessa abordagem, o empreendedor é concebido como um magnetizador que estabelece relações com os detentores de recursos relevantes através de duas vias possíveis: uma via directa, referente ao modo como o empreendedor procura envolver outros para o empreendimento e tenta persuadi-los a apoiar os seus esforços empreendedores; e uma via indirecta, que diz respeito aos efeitos de atracção que derivam da sua posição nas redes sociais e da legitimidade do empreendimento. A abordagem que propomos constitui um avanço nas teorias sobre empreendedorismo, na medida em que adopta uma posição de nível meso, não privilegiando nem os traços individuais de personalidade nem os constrangimentos socio-económico-culturais. No final, são ainda discutidas as contribuições práticas da abordagem apresentada.pt
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão 12(1), 115-136pt
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/141
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.subjectEmpreendedorismopt
dc.subjectAtracção de recursospt
dc.subjectMarketing de ideiaspt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectRelações magnéticaspt
dc.titleMarketing de ideias e construção de redes: As duas vias de atracção de recursos para novos empreendimentospt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.endPage136pt
oaire.citation.startPage115pt
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COG 12 (1) (2006) 115-136.pdf
Size:
110.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: