Repository logo
 
Publication

Educação tutorial: contributos as práticas curriculares

dc.contributor.authorSantos, Silvana Cavalcanti dos
dc.contributor.authorBarbosa, Valquiria F. Bezerra
dc.contributor.authorAlexandre, Ana Carla Silva
dc.date.accessioned2019-05-13T16:01:44Z
dc.date.available2019-05-13T16:01:44Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractA educação tutorial caracteriza-se como uma metodologia de ensina com sérios compromissos, epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. A tutoria configura-se no acompanhamento e orientação, sistemático de grupos de alunos, por pessoa experiente nas áreas de formação dos acadêmicos. Nesse sentindo, pretendese relatar a experiência da disciplina do programa tutorial I do curso de enfermagem do Instituto Federal de Educação Ciências, e Tecnologia de Pernambuco. Trata-se de um relato de experiência da vivência do docente. A disciplina do Tutorial I acontece semestralmente com carga horária de 36 h, com um encontro semanal. Cada grupo tutorial é formado por no máximo dez discentes e tem o suporte de um docente. Essa disciplina tem por ementa o processo grupal envolvendo docentes e discentes na discussão das dificuldades de vinculação e adaptação do (a) estudante à universidade e de construção de uma identidade profissional individual e coletiva. A disciplina possibilita construção da identidade de grupo, permitir apoio para uma boa adaptação dos estudantes aos estudos universitários, momento esse de muitas mudanças para a vida acadêmica do graduando. Cada grupo tutorial tem liberdade para identificar qual grupo/temática lhe desperta o interesse. Todos os membros precisam esta comprometida para o diálogo do grupo. A prática do tutorial fortalece a capacidade de trabalho em grupo, a compreensão de características e dinâmica individuais. A educação Tutorial consiste em um espaço de construção de conhecimento, que extrapolam o aprendizado individual e produz modo próprio e coletivo de pensar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (155-162). Lisboa:.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7038
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em enfermagempt_PT
dc.subjectEducação superiorpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.titleEducação tutorial: contributos as práticas curricularespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage162pt_PT
oaire.citation.startPage155pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 155-162.pdf
Size:
80.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: