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Employer branding: Contrato psicológico e perceções de justiça organizacional em empresas familiares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPimentel, Duarte Nuno Gonçalves
dc.contributor.authorSousa, Marta Filipa Barata Pinto de
dc.date.accessioned2019-11-25T13:01:15Z
dc.date.available2019-11-25T13:01:15Z
dc.date.issued2019-10-18
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo contribuir para o estudo das empresas familiares em Portugal, ao explorar e compreender as perceções de employer branding e a sua relação com o contrato psicológico e as perceções de justiça organizacional. Neste sentido, pretendeu-se (1) explorar se existem diferenças entre empresas familiares e empresas não familiares relativamente às perceções de employer branding e níveis de contrato psicológico, e (2) avaliar a relação entre as perceções de employer branding e os níveis de contrato psicológico e as perceções de justiça organizacional, em particular no contexto das empresas familiares. A amostra total é composta por 165 participantes, dos quais 66 pertencem a empresas familiares e 99 a empresas não familiares. Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre empresas familiares e empresas não familiares relativamente às perceções de employer branding. Contudo, no que diz respeito ao contrato psicológico, foram encontradas diferenças, revelando que os colaboradores de empresas familiares possuem maiores níveis de contrato psicológico do que os de empresas não familiares. Os resultados indicam ainda que, nas empresas familiares, as perceções de employer branding estão positivamente relacionadas com as perceções de justiça organizacional. O mesmo resultado replicou-se aquando do estudo da relação entre o employer branding e o contrato psicológico.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study is to contribute to the research of family business in Portugal by exploring and understanding employer branding perceptions and its relation with psychological contract and organizational justice perceptions. Therefore, the purpose was to explore (1) if there are any differences between family business and non-family business regarding the perceptions of employer branding and psychological contract; and (2) analyzing, in family business, the relation between employer branding perceptions and psychological contract and organizational justice perceptions. The total sample includes 165 participants, of which 66 belong to family business and 99 to non-family business. The results show that there are no significant differences between family businesses and non-family businesses regarding the employer branding perceptions. However, there are differences in psychological contracts between family business and non-family business, showing that in family business, employers perceive higher levels of psychological contracts than the employers from non-family business. The results also indicate that in family business, employer branding perceptions are positively related to the organizational justice and with the psychological contract.pt_PT
dc.identifier.tid202300587pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7253
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEmpresas familiarespt_PT
dc.subjectEmployer brandingpt_PT
dc.subjectPerceções de justiça organizacionalpt_PT
dc.subjectContrato psicológicopt_PT
dc.subjectFamily businesspt_PT
dc.subjectOrganizational justice perceptionspt_PT
dc.subjectPsychological contract.pt_PT
dc.titleEmployer branding: Contrato psicológico e perceções de justiça organizacional em empresas familiarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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